Mantendo a tradição de cada actualização vir com um (ou mais) bugs, a Microsoft confirmou um novo problema que impede alguns PCs com Windows 11 de desligarem correctamente após a actualização de Janeiro de 2026. A falha afecta sistemas com o System Guard Secure Launch activo no Windows 11 versão 23H2.
O erro surge depois da instalação da actualização cumulativa KB5073455 e afecta as edições Enterprise e IoT. Em vez de desligarem ou entrarem em hibernação, os computadores reiniciam inesperadamente. O Secure Launch é uma funcionalidade de segurança que protege o arranque contra ameaças ao nível do firmware, recorrendo a virtualização. Segundo a Microsoft, as edições de consumo não são afectadas, uma vez que esta atualização só é disponibilizada para ambientes empresariais e industriais. O problema já consta no painel de estado do Windows, estando a empresa a trabalhar numa correcção definitiva.
Até lá, a Microsoft recomenda um método temporário: desligar o PC através da Linha de Comandos usando o comando
shutdown /s /t 0. Não existe, para já, uma solução alternativa para as máquinas configuradas para entrarem em hibernação - o que pode fazer com que sistemas a bateria gastem toda a bateria em vez de se desligarem - pelo que os utilizadores afectados devem guardar o trabalho e desligar completamente o sistema para evitar surpresas indesejadas.De forma algo relacionada, recentemente mostramos também como recuperar o controlo para evitar que um computador Windows acorde do modo sleep para aplicar actualizações.

Sem comentários:
Enviar um comentário