O modo "sleep" é o modo de baixo consumo de energia que os computadores disponibilizam para poupar energia mas se manterem prontos a funcionar a qualquer instante. É um modo que é de uso implícito nos portáteis (ao fechar o ecrã), mas que pode ser também usado nos computadores desktop. Infelizmente, o Windows nem sempre segue a vontade dos utilizadores, e pode acordar automaticamente do modo sleep para realizar tarefas.
Embora na maioria dos casos o "acordar" automático do Windows possa passar despercebido, sendo feito a horas em que os utilizadores podem estar a dormir, recentemente atingi o meu limite de tolerância. Já estava habituado a que, ocasionalmente, descobrisse no dia seguinte que o meu PC estivesse ligado em vez de estar em modo sleep - gastando energia desnecessária durante toda a noite. Mas, desta vez, estava a ver um filme quando ouvi o PC a ligar-se sozinho, para apresentar uma mensagem de que iria aplicar uma actualização um pouco mais tarde. A MS, simpática, dava a opção de que isso fosse feito "mais tarde", opção que escolhi - mas o "mais tarde" parece ser relativo, pois passado menos de uma hora o PC estava a acordar novamente, com a mesma pergunta! Foi o momento em que decidi cortar o mal pela raiz.
É possível recuperar o controlo sobre o nosso computador e evitar que o Windows acorde "quando lhe apetece". Para isso é necessário:
-
Ir ao Control Panel à secção Power Options
(ou pesquisar "Edit Power Plan" no Start Menu) - Escolher "Change advanced power settings"
- Expandir a secção "Sleep"
- Na opção "Allow wake timers" escolher "Disable"
Se mesmo assim ainda descobrirem que o cosso computador acorda do modo sleep sem justificação aparente, é possível ver qual foi o motivo que o fez acordar.
Para isso será preciso:
-
Abrir o Command Prompt em modo de administrador
(pesquisar por "cmd" no Start Menu, escolher "Run as administrator") -
Escrever
powercfg -lastwakee fazer Enter - para ver o que provocou o acordar do computador
powercfg -waketimers
powercfg -devicequery wake_armed
Embora ainda existam outras coisas que podem acordar o computador (como coisas agendadas na BIOS/UEFI), a desactivação do "Allow wake timers" deverá tratar das situações mais frequentes, como os reboots automáticos do Windows para aplicar actualizações.



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)