Não sendo um assunto novo, vão ressurgindo os relatos de que os Tesla têm grande taxa de reprovações nas inspecções automóveis obrigatórias.
Apesar de haver automóveis com problemas "congénitos" que nunca dão descanso aos seus donos desde o momento que saem do stand, a maioria dos carros tem uma vida tranquila durante os primeiros anos. E as primeiras "dores de cabeça" podem começar a surgir apenas quando têm que passar pelas inspecções periódicas obrigatórias.
No caso dos Tesla, parecem sofrer de uma elevada taxa de reprovações, num cenário que se vai repetindo anualmente. Nos últimos anos, e à medida que os carros vão atingindo a idade de serem inspeccionados, os Tesla têm surgido nas notícias por chumbarem frequentemente. E agora, depois dos Model 3, é também a vez dos Model Y se juntarem à lista, com quase metade dos Model Y de 2021 a terem chumbado a inspecção na Dinamarca.
Os problemas continuam a ser os mesmos que já tinham sido referidos nos anos anteriores: problemas nos travões, nos faróis, e também na suspensão, com folgas e movimento excessivo das rodas.
Embora seja mais que conhecido que as primeiras gerações dos Model 3 tinham bastantes problemas de qualidade de fabrico, esperava-se que a Tesla pudesse ter aprendido e corrigido as coisas para o Model Y. Mas, aparentemente não foi caso. Apesar destes chumbos afectarem a geração inicial do Model Y, o facto de pouco parecer ter mudado ao longo dos anos não dá grandes sinais de confiança quanto aos resultados que se poderão ter no novo Model Y - mas isso será algo que só iremos descobrir daqui por uns anos.
Até lá, e para os possuidores de Tesla, apesar de serem carros que são vendidos como "não necessitando de manutenção", fica visto que continuam a necessitar de algum acompanhamento. E, para que não se diga que estes problemas são comuns a todos os carros eléctricos, a taxa de reprovações de eléctricos de outras marcas ficou abaixo dos 10%.


Sem comentários:
Enviar um comentário