2026/01/26

Mini PC Machenike com ecrã basculante

A Machenike lançou um mini PC com um curioso sistema de mini-ecrã basculante.

A Machenike lançou uma nova configuração do Machenike GTS Mini PC aposta num detalhe incomum: um ecrã de estado basculante no topo. O pequeno display levanta-se para facilitar a leitura e, ao mesmo tempo, facilita a circulação de ar, integrando-se directamente no sistema de ventilação.

Este design trabalha em conjunto com um arrefecimento de quatro ventoinhas e dois heat pipes, pensado para lidar com CPUs mais exigentes. A nova versão usa o Intel Core Ultra 7 225H, enquanto há uma opção mais potente com Intel Core Ultra 9 285H. O Ultra 7 oferece 14 núcleos até 4.9 GHz, e o Ultra 9 sobe para 16 núcleos e 5,4 GHz, ambos com modos até 70 W e 65 W sustentados.
No interior, o Mini GTS traz dois slots DDR5-5600 (até 128 GB), duas ranhuras M.2 (até 4 TB), WiFi 6E e Bluetooth 5.3, correndo Windows 11. A conectividade é generosa para um formato compacto: duas portas USB4 Type-C, mais uma Type-C a 10 Gbps, quatro USB-A, HDMI 2.0, DisplayPort 1.4, suporte para até quatro ecrãs 4K, duas portas 2.5GbE e jack de áudio.

Em termos de preço, a configuração Ultra 7 + 32 GB RAM + 1 TB começa nos 700 euros (na China) sendo certo que estes preços rapidamente deverão aumentar devido ao escalar do preço da memória RAM e também dos SSD. Ainda assim, é de esperar que outros fabricantes sigam o exemplo e se comecem a ver mais mini-PC a apostar em sistemas idênticos com ecrã basculante, não só como elemento de diferenciação, como também como forma de melhorar a circulação de ar.

Sem comentários:

Enviar um comentário