A Volvo revelou o novo EX90 para 2027, totalmente eléctrico e com autonomia de até 810 km.
A Volvo voltou em força ao segmento dos SUV eléctricos médios com o Volvo EX60. O novo modelo promete até 810 km de autonomia, carregamentos ultrarrápidos e tecnologia de ponta, numa clara tentativa de se tentar destacar num mercado cada vez mais competitivo.
A base técnica é a nova plataforma SPA3, com integração estrutural das células da bateria e o sistema de computação HuginCore. O resultado é eficiência e carregamento até 400 kW, suficiente para ganhar até 340 km em 10 minutos (nos EUA terá porta NACS, dando acesso directo à rede Tesla Supercharger sem adaptadores). A gama inclui três versões: P6 (RWD, 369 cv), P10 AWD (503 cv) e P12 AWD (671 cv), esta última a atingir a autonomia máxima anunciada. A isto junta-se uma garantia de 10 anos para a bateria ou 240.000 km
Por dentro, o EX60 aposta no minimalismo escandinavo com muita tecnologia útil. É o primeiro Volvo a lançar o assistente Gemini da Google, permitindo conversas naturais com o carro, apoiado por hardware NVIDIA e Qualcomm. O sistema de som Bowers & Wilkins com 28 colunas (incluindo nos encostos de cabeça) e suporte Dolby Atmos eleva a experiência áudio. Para quem valorizar o espaço, tem até 1.647 litros de bagageira com os bancos rebatidos mais o espaço da mala frontal (frunk).
Como é habitual na marca, o EX60 é acompanhado por uma versão EX60 Cross Country, mais robusta, com +20 mm de altura ao solo, suspensão pneumática ajustável e protecções off-road, disponível nas versões AWD mais potentes. As encomendas já abriram na Europa; nos EUA arrancam no final da primavera de 2026.
Em termos de preço, o EX60 começa nos €64.500 (Suécia), subindo conforme motorizações e equipamento - valores que estão longe de poderem ser considerados baratos, mas que a marca considera serem competitivos face às alternativas no mercado.




Sem comentários:
Enviar um comentário