Uma startup holandesa pretende colocar aviões eléctricos em operação já na próxima década.
A Elysian Aircraft acredita que os voos comerciais totalmente eléctricos poderão tornar-se uma realidade na Europa dentro de aproximadamente uma década. O seu futuro avião E9X foi concebido para transportar até 100 passageiros ao longo de distâncias de até 1.000 quilómetros, oferecendo viagens mais económicas, silenciosas, e reduzindo significativamente as emissões da aviação.
Desenvolvido em colaboração com investigadores da área aeroespacial da Universidade de Tecnologia de Delft, o E9X utiliza asas de grandes dimensões com baterias modulares integradas, responsáveis por alimentar seis hélices eléctricas. Segundo a Elysian, o avião poderá realizar quase metade dos voos comerciais regulares de passageiros em todo o mundo. Caso consiga concretizar esse objectivo, poderá contribuir para eliminar cerca de 20% das emissões totais da aviação, representando um passo importante para viagens aéreas mais sustentáveis.
O projecto já ultrapassou a fase inicial de conceito. A Elysian concluiu a segunda revisão do projecto conceptual e colaborou com o centro de investigação aeroespacial alemão DLR para realizar testes de voo com um modelo em escala reduzida. Os ensaios procuraram demonstrar como as baterias podem ser integradas nas asas, enfrentando um dos maiores desafios da aviação eléctrica: transportar capacidade suficiente sem aumentar demasiado o peso do avião.
A Elysian está também a trabalhar com as companhias aéreas KLM e Transavia para estudar os requisitos operacionais e comerciais necessários para a integração destes aviões no terreno, enquanto a empresa de leasing TrueNoord analisa possíveis soluções de financiamento. Apesar dos desafios técnicos e regulamentares que ainda existem, a startup acredita que o E9X poderá tornar os voos comerciais eléctricos uma realidade já em 2034, muito antes do que se poderia imaginar.


Sem comentários:
Enviar um comentário