2013/04/15
YouTube regressa ao tempo do VHS
Poderá ser impressão minha, mas... acho que há uma onda cada vez maior de nostalgia a invadir o planeta (e se eu pensava que fosse efeito da idade, no outro dia fiquei mais que surpreendido ao ver miúdos de 9 e 10 anos todos contentes a darem a conhecer aos amigos grandes músicas dos anos 70 e 80, e a dizerem que naquele tempo é que se fazia boa música). E tudo isto para chegarmos ao Google e ao YouTube, que aproveitou o 57º aniversário do primeiro videogravador comercial para nos apresentar um modo VHS no YouTube.
Recordo-me perfeitamente do fenómeno que foi o aparecimento do primeiro video-gravado lá na rua, e a "loucura" que era, pela primeira vez, ficarmos livres da programação oficial dos (dois) canais que tínhamos na altura e - mais importante ainda - pela perspectiva de se poder vir a ver os filmes que queríamos, aderindo a uns tais de "video-clubes" que se tornavam ponto de passagem obrigatório para todos.
Hoje em dia ninguém considerará "normal" ter saudades de uma tecnologia que tinha uma qualidade de imagem sofrível (especialmente em fitas já muito usadas), leitores de vídeo que por vezes "mastigavam a fita", e - algo que as gerações mais jovens nem compreenderão - a necessidade de rebobinar as cassetes. Mas, é mesmo essa a maravilha da nostalgia: lembrar-nos os bons tempos passados com estas coisas... e minimizando todos os inconvenientes e problemas que na altura nos fizeram passar.
... E nem vou falar da guerra de formatos que já na altura existia. Se pensam que Android vs iOS é tema para discussões acaloradas... deviam ter visto as guerras que se faziam entre apoiantes do VHS vs Betamax. ;)
Ainda lembro do primeiro filme que vi em VHS, um filme sobre um robot do futuro, interpretado por um sujeito musculoso, que vinha assassinar uma mulher para impedir que seu filho se tornassem o líder da resistência humana contra as máquinas do mal do futuro! Eu e um grupo de amigos pedimos emprestado um vídeo-gravador e passamos a noite em claro a ver filmes como Zoltan, O Cão Vampiro de Drácula(!), Força Delta, um certo Blade Runner, Warriors, entre outros.
ResponderEliminarO Carlos sintetizou bem a nostalgia dos nossos dias, ficar com o que foi bom e minimizar os inconvenientes.
PS: É muito bom que a malta nova descubra a boa música dos anos 60, 70 e 80. Coisas como Led Zeppelin, Deep Purple, The Zombies, Velvet Underground ou Creedence Clearwater Revival nunca deveriam ser esquecidos.