2013/04/15

Notícias do Dia

O Google está contagiado pela nostalgia e levou o YouTube de volta aos tempos do VHS; vimos como correr o Facebook Home em qualquer Android; como evitar o shutdown acidental no Windows 7; passamos também os olhos por um fantástico aeroporto em miniatura que impressiona tudo e todos; e ainda aprendemos a fotografar com uma Canon virtual que nos ensina os princípios básicos da exposição, abertura... e como manter as coisas desfocadas ou focadas.

Mas há muito mais, como poderão ver na secção final dedicado ao resumo do fim-de-semana. Por agora, fiquem com as notícias do dia:


Windows 8.1 vai ter opção para arrancar para o Desktop?

A Microsoft quis dar um passo em frente com o Windows 8, escondendo da vista o tradicional ambiente de trabalho que tem sido a "casa" de milhões de utilizadores há quase duas décadas. Foi uma opção que não terá sido pacífica, e que certamente tem contribuído para que muitos utilizadores optem por ficar no Windows 7 - ou então arranjar formas alternativas de fazer com que no arranque o seu Windows 8 passe automaticamente para o modo desktop e apresente um "start menu".

Com a próxima actualização Windows 8.1, parece que a MS vai reconhecer que afinal não deveria ter dado um passo tão grande, e irá introduzir uma opção para que o sistema arranque para o modo desktop.

Desde o início que disse que deveria ser esse o caso: deixar a opção de arrancar para um lado ou para o outro ao critério de cada utilizador/empresa.

Mapas das Florestas em "quase" Tempo real

Nada faz mais sentido do que utilizar a tecnologia para nos permitir ter uma melhor percepção do estado do nosso planeta, e dos muitos abusos que são cometidos. Por isso mesmo, estamos prestes a ter acesso a um mapa que nos permitirá ver o estado da desflorestação em quase tempo real, usando imagens captadas via satélite.

Com esta nova ferramenta, será possível criar um mapa detalhado da evolução da situação e, espera-se, rapidamente descobrir áreas onde as árevores estejam a ser derrubadas ilegalmente.


Microsoft regista marca Blink


Parece que o Google deveria ter perdido um pouco mais de tempo a baptizar o seu novo rendering engine para o Chrome. É que o nome Blink já estava a ser usado pela Microsoft na sua app de fotografia em modo burst para o Windows Phone, e que quando ouviu a notícia do Google, se apressou a registar a marca.

O registo aconteceu menos de uma semana depois do anúncio do projecto Blink do Google, e não sei se chegará a ser problemático... uma vez que tal como o WebKit, o nome do "rendering engine" dos futuros Chromes não será um nome que se utilize fora da comunidade de developers e "geeks".


Google Celebra Euler com Google Doodle


O Google não deixou passar em claro o 306º aniversário de Leonhard Euler, matemático e físico Suiço que fez importantes descobertas e avanços em diferentes áreas da matemática, como o cálculo infinitesimal e teoria de grafos.


Mozilla TowTruck facilita a colaboração em qualquer site

Já desejaram que qualquer site pudesse ser como o Facebook ou o Gmail, onde temos uma janela de chat que nos permite falar com os nossos amigos, e até partilhar e interagir em grupo com o site?

A Mozilla quer tornar isso realidade com este projecto experimental chamado TowTruck, que com um pequeno snippet javascript, adiciona essa funcionalidade a qualquer site.



Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário