2013/04/14

Tethercell - Pilha Telecomandada


É certo e sabido que inevitavelmente todos os dispositivos acabarão por estar ligado à internet, e sendo possível controlá-los remotamente - a chamada "Internet of Things". Mas antes que isso se concretize, é necessário ir dando passos mais pequenos, como o deste Tethercell que já garantiu financiamente no Indiegogo.

A ideia é tão simples que até admira como ninguém se tinha lembrado dela antes: poder ligar e desligar remotamente qualquer aparelho que funcione a pilhas!

Como é que isso é feito? Com uma "pilha inteligente" que contém um pequeno microprocessador e bluetooth (4.0 Low Power). Na verdade, é apenas um invólucro inteligente, onde é necessário instalar uma pilha AAA - ficando o conjunto final com o tamanho de uma pilha AA standard. Depois, é só substituir uma das pilhas dos equipamentos que querem controlar remotamente por uma destas, e passam a poder ligá-los ou desligá-los a partir de uma App no vosso smartphone.

2 comentários:

  1. «A ideia é tão simples que até admira como ninguém se tinha lembrado dela antes» - Realmente! :-)

    ResponderEliminar
  2. Na prática vamos usar este dispositivo para ligar e desligar remotamente o quê? Que coisas é que temos que funcionem a pilhas e que precisem de ser ligadas e desligadas remotamente? O site da tethercell mostra umas quantas coisas, sobretudo brinquedos, mas a maioria das coisas, brinquedos incluídos, hoje em dia tem temporizadores que desligam os equipamentos automaticamente. Eu só vejo um uso minimamente interessante para isto: controlar as horas de utilização dos brinquedos. É um equivalente "sofisticado" do acto de tirar as pilhas dos brinquedos.

    ResponderEliminar