2013/04/14

Leitores de DVD podem Detectar HIV


Os leitores de DVD podem já ser um daqueles equipamentos que começa a fazer parte dos produtos obsoletos, mas investigadores descobriram um novo uso surpreendente para eles, utilizá-los para fazer análises rápidas de sangue e detectar o vírus do HIV.

O "truque" consiste em usar o laser que habitualmente lê a informação digital nos DVDs, em scanners laser que graças à sua resolução são capazes de analisar o sangue com precisão suficiente para detectar que tipo de células estão presentes. Equipamentos capazes de fazer leituras semelhantes costumam custar dezenas de milhares de euros e necessitar de técnicos especializados; em contraste, estes "laboratórios-DVD" poderão custar apenas $200 quando fabricados em volume, e ser utilizados por qualquer pessoa com uma formação bem mais simples - algo que possibilitaria o seu uso em países com recursos mais limitados e onde o HIV é um dos principais flagelos.

... Dá que pensar que outras tecnologias que temos disponível actualmente (ou que até já estão "obsoletas") poderão ser postas em uso noutras áreas completamente diferentes, com resultados igualmente revolucionários?

3 comentários:

  1. O Aberto até de Madrugada até já deu a conhecer um outro artigo em que um leitor de cd é usado para criar tecnologia de ponta...
    http://abertoatedemadrugada.com/2013/03/super-supercapacitor-de-graphene.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

    ;)

    ResponderEliminar
  2. Ora essa, obrigado nós...
    Já desde o falecido digito.pt (se bem me lembro do nome; e acho que sim), que não encontrava um site Português e porreiro para notícias.

    Digito.pt.... já sou quase um Dinossauro. Ahah

    ResponderEliminar