2013/04/13
Areia Movediça Seca
Lembro-me dos meus tempos de criança, passados a ver filmes de aventuras, que um dos principais inimigos dos nossos heróis eram invariavelmente as temíveis areais movediças. Não havia pântano ou floresta que se tivesse que atravessar onde não surgisse um destes temíveis obstáculos, que engoliam os nossos heróis (e/ou vilões), e dos quais apenas era possível escapar graças à ajuda de um qualquer companheiro que atirasse uma corda quando tudo já parecia perdido.
Da ficção para a realidade, muitas coisas são diferentes: as areais movediças pantanosas podem inspirar terrores, mas dificilmente são um risco sério para quem estiver informado sobre elas. É praticamente impossível alguém afundar-se completamente em areias-movediças, sendo que quando afundam até à cintura deverão ficar em "equilíbrio" e não afundar mais.
No entanto, há um tipo bem mais temível de areias movediças que merece ultrapassar para o primeiro posto da lista de coisas aterradoras que podem existir: as areias movidiças secas.
Ao contrário da sua congénere líquida, este tipo de areias é realmente capaz de engolir qualquer objecto que pouse sobre si, comportando-se estranhamento como um líquido (e até fazendo um "repuxo" de areia). O seguinte vídeo explica este fenómeno... e... desafio-vos a colocar um pé na praia despreocupadamente depois de verem isto! :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)