2013/04/14
Mutação Digital Aprende a Caminhar [Evolução]
Se são daquelas pessoas que ficam hipnotizadas a olhar para simulações tão simples como o célebre "jogo da vida", em que se define um conjunto de regras e se deixa o computador a simular o que acontece, e por vezes dando origem a coisas surpreendentes; então vão gostar do exemplo que vos trago hoje.
Uma simulação usando o Voxcad (é opensource e gratuito, o que quer dizer que também podem usá-lo para o que quiserem) colocou um conjunto de regras que dava maior valor à velocidade de locomoção de robots virtuais compostos por elementos de vários tipos (músculos, ossos, etc) e deixou que o processo de mutação e evolução escolhesse os vencedores.
E os resultados são supreendentes, com várias "criaturas" a desenvolverem apêndices que lhes permitiram caminhar (embora alguns deles sejam bastante estranhos).
[Evolving Soft Robots (PDF)]
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O mais interessante é que a maioria dos vencedores focaram parecidos a quadrupedes, mas se calhar é só por causa de terem iniciado a simulação com cubos.
ResponderEliminarHá muito software do genro, graças a software como este foi possível provar que muitas ossadas de dinossauros no museus estavam montadas numa posição errada o seu método de locomoção e distribuição de peso estavam errados.
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