Depois de no ano passado ter surpreendido com o IRON - ao ponto de receber acusações de que era uma pessoa e não um robot - a XPeng anunciou o arranque da primeira linha de produção automatizada do mundo dedicada a robots humanoides avançados.
O novo IRON saiu da linha de montagem literalmente pelo seu próprio pé, num sistema onde mais de 80% dos processos são automatizados. A empresa chinesa diz que este é o passo decisivo para transformar o projecto num produto comercial, com a produção em massa a começar no final de 2026.
This is the first IRON robot coming off XPENG Robotics’ new production line.
— RoboHub🤖 (@XRoboHub) September 8, 2026
XPENG just started building humanoid robots like cars. And yes—it walked off by itself. The line automates 80%+ of core processes and uses automotive-grade quality control.
Mass production is set for… https://t.co/4d9klKsDKB pic.twitter.com/C4vVWeKYmv
Today, we launched the world’s first automated production line for advanced general‑purpose humanoid robots, using robots to mass‑produce robots, autonomously.
— Xiaopeng He (@xiaopenghexpeng) September 8, 2026
This was uncharted territory, and we solved it from scratch. The commissioning of our production line means humanoid… pic.twitter.com/qlpeSLJx77
Em termos técnicos, o IRON conta com 76 graus de liberdade de movimento e 21 em cada mão. O robot é alimentado por três chips proprietários Turing AI, que oferecem até 2.250 TOPS de capacidade de processamento. Segundo a empresa, esta potência permite executar localmente modelos AI avançados, reduzindo a necessidade de controlo remoto e aumentando a autonomia nas tarefas do dia a dia.
O anúncio surge numa altura em que a corrida aos robots humanoides está a intensificar-se, e aumenta a pressão sobre empresas como a Tesla, que até encerraram as linhas de produção de alguns dos seus automóveis para as reconverterem para a produção de robots Optimus, que tem estado "desaparecido" há bastante tempo, face a todos os avanços que têm continuado a ser feitos por outras empresas de robots.



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)