2013/04/12

Hacker controla Avião com Android


Está meio mundo em reboliço com a notícia de que um hacker conseguiu controlar um avião usando o seu smartphone Android. Será mesmo possível alguém entrar a bordo de um avião, e usando o seu smartphone poder ter total controlo sobre o avião, comandando o piloto automático, interferindo com radar e comunicações, e até fazer cair as máscaras de oxigénio?

Sim, é possível. Mas não precisam ficar demasiadamente preocupados; da mesma forma que também é possível controlar o vosso automóvel, trancando-vos lá dentro e colocando o pedal de acelerador a fundo. Este tipo de ataques requer conhecimento especializado dos sistemas envolvidos, e no caso da demonstração que foi feita no avião, tratou-se de um simulador - com as autoridades a virem dizer que num avião real as coisas não seriam assim tão fáceis (embora sejam teoricamente possíveis).

O "problema" é que muitos dos sistemas utilizadores, tanto na aviação, como nos automóveis, como na indústria, não estão preparados (ou correctamente configurados) para estarem numa rede pública onde possam ser alvo de ataques. Um desses exemplos foi o recente caso do Stuxnet que sabotou o programa nuclear do Irão, ao infectar controladores industriais depois de conseguir ter lá chegado através da transmissão por PCs.

Quando se tem acesso directo a um "controlador" tudo se torna possível, mas... há que ter em conta que isso nem sempre é tão fácil ou directo como se possa pensar.

Isto não serve de desculpa para que os fabricantes não se preocupem cada vez mais com estas questões - e no mínimo deverão disponibilizar formas de garantir uma maior segurança nos seus produtos (sendo que depois ainda temos a fase dos "integradores" utilizarem essas ferramentas correctamente e fazerem as devidas configurações... senão será o equivalente a comprar um novo router super-seguro... e deixar a password e login que vem de origem).


Não há motivos para entrar em paranóias desmesuradas. Todos os sistemas electrónicos são "hackáveis", isso é algo implícito. Mas tal como ninguém deixa de dormir descansado em sua casa, quando a fechadura da sua porta pode ser aberta em segundos, também não se deverão preocupar demasiado por alguém eventualmente e hipoteticamente poder tomar controlo de um avião a partir de um smartphone.

Mais depressa nos devíamos preocupar com alguém que hackasse os semáforos nas nossas estradas, e colocasse tudo a verde, para peões e veículos, vindos de todas as direcções. :P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)