2017/08/13
Novo esquema fraudulento na Amazon usa envios falsos para víuvas
A Amazon é uma loja onde se pode comprar com toda a confiança, mas infelizmente há quem já tenha encontrado forma de ultrapassar os seus sistemas de validação para realizar vendas fraudulentas que complicam o processo de reclamação dos clientes.
O caso tem a ver com a compra de uma objectiva usada da Canon (não confundir com a objectiva da Sony vendida com desconto de $500) através do Amazon Marketplace. Importa referir que, mesmo tratando-se de uma objectiva usada (Canon 70-200mm f/2.8 II) se está a falar de uma compra de $1500 - com o vendedor a garantir que o estado da objectiva era "excelente".
O vendedor não tinha grande histórico de vendas, o que já poderia ser sinal de alarme, mas que o comprador considerou poder ser simplesmente o de um particular que apenas estava a vender algum material de que já não necessitasse... o que se veio a revelar um erro "fatal".
Passados uns dias, o vendedor lá marcou a encomenda como tendo sido enviada, mas aqui é que entra a parte engenhosa deste novo esquema: em vez de enviar a objectiva prometida para o cliente pagador, o pacote com um outro produto de baixo valor, é enviado para a morada de alguma viúva recente, na mesma cidade e com o mesmo último nome, fazendo-se passar por algo que tenha sido encomendada pelo seu defunto marido. A pessoa em questão faz a recepção da encomenda com a assinatura pretendida... e isso parece ser o suficiente para que o habitualmente prestável serviço ao cliente da Amazon se transforme em algo completamente oposto.
Mesmo com todo o tipo de tentativas para tentar explicar o que se passava (e que a encomenda nem sequer tinha sido enviada para a sua morada), a Amazon limita-se a dizer que a encomenda está confirmada como tendo sido entregue e assinada, pelo que não há motivo para queixas - deixando este cliente com menos $1500 na sua carteira e sem a objectiva que pensava ter comprado.
... Da próxima vez que comprarem na Amazon, é algo a terem em conta; e de preferência optarem pelos produtos que são vendidos directamente por eles, ou por vendedores tenham um histórico de vendas com pontuação positiva que lhes dê credibilidade.

Aqui está um belo esquema.
ResponderEliminarIsto prova que a Amazon de facto não controla as coisas a sério, no fundo é um eBay. Do contrário isto não poderia acontecer. A única forma da Amazon se destacar do eBay, Alibaba e outros parecidos é as coisas terem de ser enviadas para um armazém deles, eles confirmarem que o produto é aquilo que o cliente pediu e certificarem-se que o produto é enviado (por eles Amazon) para o cliente.
A vantagem é que poderiam ter armazéns em todos os países onde estão autorizados a fazer negócios e ter a sua própria frota de aviões de transporte para garantir o transporte ultra-rápido e já garantirem as taxas alfandegárias à partida tendo o preço exibido já o reflexo dessas taxas. Se bem que em países como o Brasil e outros onde os estados obrigam os produtos a ficar retidos de propósito imenso tempo para não incentivar a importações se calhar a única forma era mesmo já terem os produtos previamente nos armazéns antes de os colocarem no web site... mas custaria dinheiro e certamente não seria viável.
Um esquema complicado. Descobrir uma viúva em que o cônjuge tivesse o mesmo nome, enviar uma encomenda qualquer e ainda a viúva aceitar. É quase como acertar no totobola.
ResponderEliminarNão tão complicado... a internet é amiga a pesquisar coisas. E infelizmente, as funerárias não têm falta de trabalho... Numa cidade de dimensão razoável não será difícil encontrar uma morte recente com nome "de família" e, com mais algumas pesquisas, chegar à sua morada.
Eliminarcerto, e por 1500$ esse trabalho compensa!
EliminarMas só o facto de não ter enviado para a morada correcta já devia ser razão para o vendedor ser punido!
ResponderEliminarNão faz sentido nenhum enviar para alguém só porque tem o mesmo ultimo nome noutra morada! Parece haver algo mal explicado, do género o comprador ter pedido para mandar para outra morada que não consta no perfil ou ter pedido em nome de outra pessoa, mas mesmo assim custa-me a crer que a Amazon seja tão "cega"..