2023/06/22

Notícias do dia

Stable Diffusion XL gera imagens mais realistas; Google diz que iPhone "já deu o que tinha a dar"; Nest Cams ficaram offline na Europa devido a erro da Google; Google Calendar com marcações nas contas gratuitas; mini robot Bumblebee pode dançar e levantar-se do chão (mas não se transforma); e o "Hub Mode" do Pixel Tablet funciona com qualquer carregador.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um localizador Tile.

Meta acelera Quest 2 e Quest Pro com actualização

A Meta continua a acelerar os seus óculos VR, com a actualização Quest v55 a ser acompanhada por novo "overclock" dos Quest 2 e Quest Pro.

Enquanto não chegam os Quest 3 que terão desempenho significativamente superior, a Meta está a tornar os actuais Quest 2 e Quest Pro mais fluidos; e não através da optimização do software mas sim por via da aceleração directa do hardware. Depois de em Dezembro ter chegado uma actualização que permitia acelerar o GPU uns modestos 7%, agora a Meta torna-se mais ambiciosa e acelera o CPU até 26% e o GPU em mais 19%. Pode dizer-se que, para todos os efeitos, estamos a entrar em terreno de overclocking, com o GPU do Quest 2 a funcionar agora a 625 MHz quando óculos como o Pico 4 com o mesmo chipset funcionam a 587 MHz.


Apple lança visionOS SDK

Ainda referente aos mundos da realidade virtual, a Apple acaba de lançar o visionOS SDK para que os developers possam começar a criar apps para os seus óculos Vision Pro.

Com um preço de $3500 é muito pouco provável que os óculos da Apple venham a ser um sucesso quando forem lançados no próximo ano, mas o mais certo é que a intenção da Apple seja aproveitar o primeiro ano como período de exploração e desenvolvimento por parte dos developers, criando apps e experiências cada vez mais elaboradas e sofisticadas. Com sorte, surgirá uma que venha a ser suficientemente apaixonante para fazer com que o público em geral queira uns óculos Apple, e por essa altura espera-se que a Apple já possa ter uns óculos Vision "não-Pro" com preço substancialmente mais acessível.


iOS 16.5.1 corrige vulnerabilidades usadas pelo spyware Triangulation


A Apple lançou o iOS 16.5.1 que corrige vulnerabilidades que estavam a ser usadas pelo spyware Triangulation e que tinha a capacidade de infectar iPhones através do envio de uma simples mensagem via iMessage.

Curiosamente, desta vez parece tratar-se de uma vulnerabilidade que estava a ser usada pelos EUA para espiar iPhones de países estrangeiros, com a Rússia a ir mais longe e acusar a Apple de ter facilitado estas vulnerabilidades para que as agências dos EUA pudessem espiar os oficiais e políticos russos.

Para quem tiver iPhones, iPads, Macs, e Apple Watch, será recomendável fazer a actualização do sistema quanto antes.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O formato LaserDisc foi lançado em 1978, dois anos após o VHS, a recorria a discos ópticos com 30 cm de diâmetro, mais do dobro de um CD, e idêntico a um disco LP de vinil. Apesar de usar lasers, continuava a guardar o vídeo em formato analógico. O primeiro filme lançado em LaserDisc foi o clássico Jaws (Tubarão) de Steven Spielberg.

Sem comentários:

Enviar um comentário