2024/05/20

Notícias do dia

Meteorito iluminou céu nocturno em Portugal; iPad Pro OLED com queixas de "grão" no ecrã; Tesla oferece carregamentos ilimitados por $15 no Texas; Apple não deixa developers testarem browsers alternativos fora da UE; Apple Pencil Pro usa sombras virtuais 3D; assistente de chamadas AI da Google gera preocupações de privacidade; e iPhones bloqueados por estranhos após login com contas Apple alternativas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um rato Mars Gaming MMRW.

Reino Unido com carros autónomos em 2026

O Reino Unido está prestes a aprovar legislação no sentido de permitir sistemas de condução autónoma que permitam carros sem condutor nas suas estradas a partir de 2026.

A legislação não só possibilitaria coisas como os táxis sem condutor da Waymo, como também sistemas "FSD" totalmente autónomos (como o que a Tesla tanto tem prometido ao longo dos anos). No entanto, uma coisa que esta legislação exige, é que estes sistemas têm que ter uma entidade sobre a qual recai toda a responsabilidade em caso de acidentes, que poderá ser o fabricante do veículo ou empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema. No entanto, não é algo que deva abranger a Tesla, que deverá ficar-se pelo seu "FSD Supervisionado" que exige que o condutor mantenha atenção permanente e continue a ser o responsável por tudo o que o FSD fizer.


Novos AirTag da Apple em 2025

Os localizadores AirTag da Apple têm permanecido inalterados desde o seu lançamento, mas deverão ter direito a uma actualização no próximo ano. As primeiras indicações apontavam para que a Apple iniciasse a produção no último trimestre de 2024, mas agora isso parece ter passado para os trimestres seguintes, levando ao ajuste da data de lançamento para meio de 2025.

Não se sabe ainda quais serão as novidades, sendo de esperar que parte significativa seja feita a nível do software, com integração com os óculos Vision Pro para mais fácil localização ou a nível de permitir a sua utililzação para interacção com objectivos reais/virtuais.


LG cancela óculos XR da Meta

A parceira entre a Meta e LG parece estar a passar por um mau bocado. As empresas deveriam cooperar para a produção de uns óculos XR que pudesse fazer frente aos Vision Pro da Apple, que deveria ter lançamento no próximo ano, mas as últimas informações dizem que agora isso já não irá acontecer.

Aparentemente terão surgido diferenças significativas de opinião sobre a forma como o projecto deveria avançar, e isto parece sinalizar que basicamente se voltou ao ponto de partida, com a LG a procurar outros parceiros, como a Amazon. A Apple certamente agradecerá, já que com estes atrasos, poderá já ter lançado uma ou duas gerações de novos Vision Pro e variantes mais económicas (isto, se o mercado realmente demonstrar interesse nestes produtos, coisa que ainda está por demonstrar) aproveitando estes desentendimentos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Embora impraticável e impossível de dirigir, o primeiro quadcóptero foi inventado em 1907 pelos irmãos Jacques e Louis Bréguet.

Sem comentários:

Enviar um comentário