No Brasil, um desafio entre as equipas TecLab e Paulo Gomes, resultou na mais rápida Nvidia GeForce RTX 4070 Ti Super do momento, capaz de superar até uma RTX 4080.
Neste caso, não se tratou apenas de um simples "overclocking" de uma placa gráfica, mas sim à substituição física dos seus chips de memória de 21 Gbps por outros mais rápidos, com uma das equipas a ter conseguido chegar aos 24 Gbps e outra aos 26 Gbps, e com isso obter resultados num benchmark que superam os de um RTX 4080 standard.
Claro que este tipo de alterações não é algo que esteja ao alcance da maioria das pessoas, mas serve para demonstrar como o hardware actual pode, nalguns casos, estar limitado por outros dos componentes escolhidos. E, neste caso, vê-se a importância da velocidade da memória; que se torna mais significativa quando se tem em conta que as placas modificadas mantiveram apenas o sistema de dissipação e ventilação standard, nem soluções mais exóticas ou water cooling.
A próxima geração GeForce RTX 50 deverá vir equipada com memórias mais rápidas, GDDRR7 de 28 Gbps, o que, por si só, já deverá dar uma vantagem significativa face às RTX actuais.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)