2024/05/20
Nvidia GeForce RTX 4070 Ti Super ultrapassa RTX 4080
2024/05/07
A dificuldade de levar um Intel Core i9-14900KS aos 9.1 GHz
2018/11/15
Notícias do dia
Facebook acusado de esconder dados e manipular opinião pública para se livrar de problemas; temos um novo Raspberry Pi 3 A+ que corta no tamanho e no preço; promoção nos sensores Xiaomi Aqara de baixo custo para a casa; o Cosmo Communicator recupera o formato dos Nokia com teclado; Mozilla classifica produtos pelo risco de invasão de privacidade; Google Assistant ganha rotinas pós-alarmes e broadcast com respostas; e ainda um estudo que revela que as impressoras 3D podem ser prejudiciais para a saúde.
Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já estamos a oferecer exemplares do livro "Programação em Python" da FCA que foi o escolhido para o passatempo desta semana. Não deixem de participar.
Windows 10 ganha "light theme" e suspensão de actualizações mais visível
Publicado por
Carlos Martins
às
16:32
1 comentário(s)
Automóveis CPUs Intel Notícias Overclocking Política Segurança Tesla Windows 10 Xiaomi
2018/09/17
Nvidia facilita overclock dos GPUs com o "Scanner"
A nova série de placas gráficas RTX da Nvidia chega esta semana às lojas, e com elas uma pequena alteração que será do agrado dos overclockers.
2017/06/23
Gigabyte faz concurso de overclocking "Beat the Heat"
Se para a maioria das pessoas os computadores actuais já disponibilizam potência de sobra, outras não conseguem evitar "espremer" ao máximo o hardware levando-o ao limite. A Gigabyte quer saber precisamente até onde as coisas podem ir, lançando um concurso de overclocking "Beat the Heat".
2015/02/27
Intel Extreme Tuning Utility (XTU)
A maioria das pessoas não quer pensar em mais nada do seu computador a não ser que, quando carrega no botão para o ligar, ele fica a funcionar. No entanto, há outro segmento que gosta de ver e afinar todos os imensos parâmetros possíveis de ajustar para garantir o máximo desempenho: é para eles que a Intel criou o seu Extreme Tuning Utility.
2014/10/24
MSI supera os 40000 pontos no 3DMark Fire Strike
Em todas as áreas há quem esteja disposto a levar as coisas ao limite. Na Fórmula 1 temos equipas a gastar milhões para conseguirem poupar um centésimo de segundo; nos computadores temos que não olhe a meios para levar o hardware ao seu limite máximo, e de vez em quando lá se batem recordes históricos, como agora aconteceu.
2012/10/13
Uma Sessão de Overclocking
Se querem ver como se processa uma sessão de overclocking onde se quebram recordes mundiais, a Asus dá uma ajuda.
Um grupo de overlockers profissionais visitou a sede da Asus empenhado em obter novos recordes mundiais; e tendo à disposição motherboards RoG Maximus V Extreme, processadores Intel Core i7-3770K e azoto líquido com fartura.
A equipa conseguiu bater recordes em quatro categorias, incluindo a de frequência do CPU (7.1843GHz), SuperPi 1M (5.094s), SuperPi 32M (4:43) e PiFast (10.16s). Ainda durante o evento foram depois obtidos dois novos recordes: wPrime 1024M em 109.937 ms e AquaMark 3 com 556.303 pontos.
No centro do coração desta cimeira de overlocking estave a motherboard Rog Maximus V Extreme Intel LGA 1155/Z77, que vem equipada com todo o tipo de métodos de optimização, como por exemplo OC Key, Subzero Sense cryogenic (preparado para lidar com a leitura de temperaturas abaixo de zero) e o VGA hotwire que permite o overvolting por hardware das placas gráficas.
Uma boa maneira de passar a tarde... a "fritar" hardware. :)
2012/10/08
AMD Trinity chega aos 7.3GHz em Overclock
Há algum tempo que os principais fabricantes de CPUs abandonaram a corrida louca e desenfreada pelos "gigahertzs" (que se tornava insustentável face ao aumento de consumos que representava, e que fazia de cada CPU um autêntico "aquecedor" com temperaturas cada vez superiores), e optaram pela via dos "cores" múltiplos como forma de aumentar o poder de processamento.
No entanto, isto não quer dizer que haja um pequeno grupo de entusiastas que se diverte a levar o hardware actual até ao limite, e no caso dos novos APUs da AMD - da familia Trinity - isso significou ter um sistema onde ficou a funcionar a uns incríveis 7.3Ghz!
Não menos incrível que este valor, que foi atingido com recurso a azoto líquido, terá sido o facto de mesmo usando apenas arrefecimento a ar se terem atingido uns bem simpáticos 5.1Ghz. Para os fãs do overcloking caseiro, ter um sistema que funcione de forma estável a 5Ghz... já não será nada mau, parece-me. :)
(Embora, como sempre, cada CPU e cada lote é diferente... há quem não tenha conseguido ultrapassar os 4.6Ghz com os seus AMD A10-5800K que funciona oficialmente com velocidades entre 3.8-4.2Ghz.)
2012/09/20
Raspberry Pi Turbo a 1Ghz
O seu CPU ARM a funcionar a 700Mhz só para tanto... mas, como todos aqueles que se divertem com este tipo de coisas saberão: um CPU que funciona a 700MHZ também funcionará seguramente a velocidades um pouco superiores... o chamado "overclock".
É possível alterar os valores da frequência (e voltagem) do Raspberry PI mexendo no seu config.txt, mas agora será ainda mais fácil graças ao novo modo Turbo oficial que pode fazer o Raspberry Pi funcionar a 1Ghz!
Para garantir que nada se estraga, este modo mantém esta velocidade apenas se o chip não ultrapassar os 85ºC, e também apenas se houver processamento a fazer. E para além disso têm também vários modos Turbo à escolha, menos radicais. A estabilidade do sistema irá depender de caso para caso, em função do "lote" de fabrico do CPU que vos tiver calhado - tal como acontece com os CPUs usados nos desktops, e que também reúnem uma fervorosa legião de fãs do overcloking, que procuram levá-los sempre ao limite, Mhz a Mhz.
A funcionar a 1Ghz, o pequeno Raspberry PI praticamente duplica as suas prestações, pelo que... é um daqueles "upgrades" instantâneos, e com resultados que saltam à vista! :)
2012/05/16
Notícias do Dia
Hoje damos início a mais um passatempo, que desta vez te dá a oportunidade de ganhar um Optimus Madrid. Temos ainda um desastroso caso de uma actualização de um anti-virus que deixou encravados milhares de utilizadores; espreitamos a mais recente geração de Smart TVs da LG com Google; ficamos a conhecer um pouco mais sobre o percurso de um email através dos servidores do Google; um Thinkpad em fibra de carbono; o desejo da Nvidia de colocar os GPUs na "cloud"; e também como aumentar o valor dos vossos apontamentos, com um bloco de notas "em notas".
Mas, seguem-se as notícias do dia:
Publicado por
Carlos Martins
às
16:18
1 comentário(s)
Asus Google Docs Internet Kinect Notícias Overclocking Terahertz WiFi
2011/07/29
Notícias do Dia
Para além da "boca" da Microsoft ao Gmail do Google, temos também a chegada do LG Maximo 3D a Portugal, um Galaxy S 2 branco - para quem quiser fugir ao look habitual dos smartphones, como correr o Windows XP num browser, e um curioso serviço que concretiza tarefas que não se queiram fazer.
Mas temos ainda mais notícias, passando pelas mentiras de Steve Jobs, as mentiras dos ISPs, e muito mais: já a seguir.
2008/10/24
MSI Wind com Overclock Oficial
Boas notícias para os possuidores do MSI Wind.
O última actualização do firmware vem alterar ligeiramente o funcionamento do botão "turbo" para que este proporcione uma aceleração de 8%, 15%, ou 25% acima da velocidade standard.
Isto permite utilizar aplicações intensivas de forma muito mais agradável (falam em melhoria do desempenho na ordem dos 30% em programas como o Photoshop.)
Link para o download:
Firmware 1.09 para o MSI Wind.
2008/05/26
Comprar Lebre por Gato
Já é a segunda vez que perco semanas e neurónios graças a estas coisas!
Ora, qual é então esta treta que me aflige?
É simples: o raio do overclock automático que aparentemente vem activado de fábrica em cada vez mais motherboards!
Depois de semanas a tentar descobrir porque é que o computador do meu primo crashava sem razão aparente: re-instalando o sistema operativo, experimentando distribuições Linux diferentes, trocando memórias, placa gráfica, fonte de alimentação, cpu, motherboard, disco, caixa, teclado, rato... eis que vou dar com o problema ao re-configurar a BIOS na motherboard nova e reparo numa opção de... Overclocking automático!?!
Desactivo aquilo... remédio santo! Ficou a funcionar perfeitamente, mesmo depois de 3 dias de burn-in a esquentar o CPU e a usar a memória toda!
Mas que raio de coisa! Se eu compro um CPU de 3Ghz não quero que a motherboard o ponha a funcionar a nem mais um Mhz que seja.
Bem sei que fica bonito nas reviews dizerem que a motherboard X é mais rápida que a motherboard Y com o mesmo CPU - PUDERA! A acelerar aquilo ao ponto de tornar todo o sistema instável.
É que, não tenho nada contra os overclockers. Mas isso é uma coisa para quem sabe o que faz e que não se importa de correr os riscos - agora, vir isso activado de fábrica... que abuso!
Ao menos desta vez a opção estava visível nas opções da BIOS, na minha motherboard, depois de semanas a tentar resolver um problema que me encravava o som nos jogos 3D, fui descobrir que era um overclocking automático que a mesma fazia à placa gráfica - mas que, para cúmulo, está apenas acessível nas opções avançadas da BIOS, apenas acessíveis com uma combinação tipo CTRL+ALT+F2, que nem aparece no manual!
Desde então (deste episódio recente) fui verificar mais 3 computadores, e efectivamente todos têm a tal opção Automática activada que acelera o CPU.
Por acaso todas estas motherboards são da ASUS, mas pelo que pesquisei, as restantes marcas têm opções semelhantes.
Se tiverem um qualquer problema semelhante, não se esqueçam de ver a vossa BIOS, não vá ela estar a abusar do vosso CPU sem vos dizer nada.


























