2018/11/15

Google Assistant ganha rotinas pós-alarmes e broadcast com respostas


A Google está a preparar nova ronda de melhorias para o Google Assistant / Google Home, entre as quais se incluem a capacidade de activar rotinas apenas após o utilizador desligar um alarme, e responder aos anúncios feitos via broadcast.

As rotinas do Google Assistant são o sistema que permite encadear diversas acções, de modo a que um simples comando possa fazer múltiplas coisas - como por exemplo, um "Good night" desligar todas as luzes, ajustar a temperatura, trancar a porta, e silenciar o smartphone. Por agora, as rotinas podiam ser activadas por comandos de voz ou em horários pré-definidos, mas agora poderemos activá-las apenas após silenciarmos um alarme.


Parece um detalhe insignificante, mas é o suficiente para que em vez de se ser acordado com o Google Assistant a dar-nos um resumo das actividades que temos marcadas para o dia, enquanto ainda se está meio a dormir; essa leitura comece a ser feita apenas depois dos instantes necessários para "acordarmos" e desligarmos efectivamente o alarme do despertador - mesmo que entretanto se tenha prolongado um pouco mais esse momento, através do "snooze".


Os "broadcasts" ficam também mais úteis. Usando o broadcast é possível enviar uma mensagem que é reproduzida em todos os Google Home (ideal para chamar as crianças para o jantar), ou dizer-se que já se vai a caminho de casa quando se está a sair do emprego. Mas agora, passa a ser possível às pessoas em casa responderem, com um "Hey Google, reply...." E assim, em vez de simples anúncios, podemos fazer perguntas, com a resposta a chegar tanto em voz como em texto.

Por fim, temos também a possibilidade de silenciar todos os nossos dispositivos com um "Hey Google, silence the phones"; alarmes com vozes de personagens de séries para crianças; mais histórias no modo "Tell me a Story" e "Read along"; ajuste de velocidade dos podcasts; e mais receitas nos "Smart Displays".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)