2012/10/08
AMD Trinity chega aos 7.3GHz em Overclock
Há algum tempo que os principais fabricantes de CPUs abandonaram a corrida louca e desenfreada pelos "gigahertzs" (que se tornava insustentável face ao aumento de consumos que representava, e que fazia de cada CPU um autêntico "aquecedor" com temperaturas cada vez superiores), e optaram pela via dos "cores" múltiplos como forma de aumentar o poder de processamento.
No entanto, isto não quer dizer que haja um pequeno grupo de entusiastas que se diverte a levar o hardware actual até ao limite, e no caso dos novos APUs da AMD - da familia Trinity - isso significou ter um sistema onde ficou a funcionar a uns incríveis 7.3Ghz!
Não menos incrível que este valor, que foi atingido com recurso a azoto líquido, terá sido o facto de mesmo usando apenas arrefecimento a ar se terem atingido uns bem simpáticos 5.1Ghz. Para os fãs do overcloking caseiro, ter um sistema que funcione de forma estável a 5Ghz... já não será nada mau, parece-me. :)
(Embora, como sempre, cada CPU e cada lote é diferente... há quem não tenha conseguido ultrapassar os 4.6Ghz com os seus AMD A10-5800K que funciona oficialmente com velocidades entre 3.8-4.2Ghz.)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)