A maioria das pessoas não quer pensar em mais nada do seu computador a não ser que, quando carrega no botão para o ligar, ele fica a funcionar. No entanto, há outro segmento que gosta de ver e afinar todos os imensos parâmetros possíveis de ajustar para garantir o máximo desempenho: é para eles que a Intel criou o seu Extreme Tuning Utility.
O Extreme Tuning Utility (XTU) é um valioso utilitário obrigatório para todos os que gostam de monitorizar e ajustar todos os parâmetros sobre os seus sistemas. Para além de disponibilizar toda uma imensidão de parâmetros (das voltagens às temperaturas, passando pelas frequências e mutiplicadores), este programa permite também ajustar muitos desses parâmetros, sendo por isso uma ferramenta "obrigatória" para quem é fã dos overclocks.
Aliás, com o Intel XTU podem até deixar que seja ele a procurar uma configuração de overclock estável, definido um conjunto de parâmetros e deixando que ele se encarregue de encontrar os melhores valores. No entanto, os resultados obtidos por este "auto-tuning" são habitualmente bastante mais modestos dos que os que poderão obter configurando tudo manualmente - desde que saibam o que façam, obviamente.
Não sendo uma ferramenta recomendada para todos; é no entanto altamente valiosa tanto para quem quer levar o seu sistema Intel ao limite, como para quem quer ficar a conhecer todos os dados em detalhe sobre todos os componentes que tem no seu computador (desde que tenha motherboard e CPU suportados.)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)