2008/05/26

Comprar Lebre por Gato

Já é a segunda vez que perco semanas e neurónios graças a estas coisas!

Ora, qual é então esta treta que me aflige?

É simples: o raio do overclock automático que aparentemente vem activado de fábrica em cada vez mais motherboards!

Depois de semanas a tentar descobrir porque é que o computador do meu primo crashava sem razão aparente: re-instalando o sistema operativo, experimentando distribuições Linux diferentes, trocando memórias, placa gráfica, fonte de alimentação, cpu, motherboard, disco, caixa, teclado, rato... eis que vou dar com o problema ao re-configurar a BIOS na motherboard nova e reparo numa opção de... Overclocking automático!?!

Desactivo aquilo... remédio santo! Ficou a funcionar perfeitamente, mesmo depois de 3 dias de burn-in a esquentar o CPU e a usar a memória toda!

Mas que raio de coisa! Se eu compro um CPU de 3Ghz não quero que a motherboard o ponha a funcionar a nem mais um Mhz que seja.

Bem sei que fica bonito nas reviews dizerem que a motherboard X é mais rápida que a motherboard Y com o mesmo CPU - PUDERA! A acelerar aquilo ao ponto de tornar todo o sistema instável.

É que, não tenho nada contra os overclockers. Mas isso é uma coisa para quem sabe o que faz e que não se importa de correr os riscos - agora, vir isso activado de fábrica... que abuso!

Ao menos desta vez a opção estava visível nas opções da BIOS, na minha motherboard, depois de semanas a tentar resolver um problema que me encravava o som nos jogos 3D, fui descobrir que era um overclocking automático que a mesma fazia à placa gráfica - mas que, para cúmulo, está apenas acessível nas opções avançadas da BIOS, apenas acessíveis com uma combinação tipo CTRL+ALT+F2, que nem aparece no manual!

Desde então (deste episódio recente) fui verificar mais 3 computadores, e efectivamente todos têm a tal opção Automática activada que acelera o CPU.

Por acaso todas estas motherboards são da ASUS, mas pelo que pesquisei, as restantes marcas têm opções semelhantes.

Se tiverem um qualquer problema semelhante, não se esqueçam de ver a vossa BIOS, não vá ela estar a abusar do vosso CPU sem vos dizer nada.

3 comentários:

  1. Muito interessante @Carlos, sem dúvida!
    Sabes se essa opção tem vindo activada só em boards de desk computers ou se também vem activada em portateis?
    Já agora, como chegas até ela? Em que menu's da bios?

    Pergunto isto porque um amigo meu tem um asus novo (portátil) e aquilo tem dado problemas que nunca mais acabam. BSOD's, empancar, erros em programas, etc etc... uma miséria para um portátil de 1500€!
    Agora fiquei-me a interrogar se não seria disso...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Nestas boards, estava em:
    BIOS

    Advanced-> Jumperfree Configuration ->Ai Overclocking

    Vinha em "Auto" e faz as acelerações conforme ele acha que deve fazer.

    Basta pores isso em "manual", e fica arrumado - ele mantem todos os valores fixos.

    ResponderEliminar
  3. I'll check!

    Many thanks :)

    Abr@ço

    ResponderEliminar