Hoje damos início a mais um passatempo, que desta vez te dá a oportunidade de ganhar um Optimus Madrid. Temos ainda um desastroso caso de uma actualização de um anti-virus que deixou encravados milhares de utilizadores; espreitamos a mais recente geração de Smart TVs da LG com Google; ficamos a conhecer um pouco mais sobre o percurso de um email através dos servidores do Google; um Thinkpad em fibra de carbono; o desejo da Nvidia de colocar os GPUs na "cloud"; e também como aumentar o valor dos vossos apontamentos, com um bloco de notas "em notas".
Mas, seguem-se as notícias do dia:
Google Docs já Auxilia nos "Trabalhos de Casa"
... Não me parece difícil imaginar que daqui por uns tempos comecem a surgir uns scripts que se encarreguem de fazer 90% do trabalho de pesquisa e estruturação de um trabalho sobre qualquer tema, de forma automática.
[via Verge]
Asus obtém Recorde de Overclock a 7Ghz
Para os fãs do overclocking levado ao extremo, a ASUS conseguiu levar um CPU Intel Core i7-3770K aos 7GHz numa das suas motherboards P8Z77-V DELUXE equipada com 16GB de memória DDR3.
Claro que houve muito azoto líquido à mistura, coisa que deverá "refrescar" os ânimos de quem pretender fazer algo deste género em casa... mas, é a prova de que o hardware actual tem capacidades que podem ir bem para além dos limites "normais".
A Asus conseguiu assim obter 5 recordes mundiais:
- AquaMark 3: 536638 pontos utilizando uma placa gráfica Radeon™ HD 7970 clocked a 1600MHz e 1900MHz GDDR5
- PiFast: 10.3 segundos com Intel® Core™ i7-3770K a 6930MHz
- 3DMark®2001 SE: 164589 pontos utilizando a GeForce® GTX 580 clocked a 1553MHz e 1250MHz GDDR5
- SuperPi: 5 segundos 187ms com Intel® Core™ i7-3770K a 6961MHz
- SuperPi 32M: 4 minutos, 52 segundos e 953ms com Intel® Core™ i7 a 6735MHz
(Este record não foi ainda apresentado por escrito mas foi verificado internamente pelos engenheiros da Asus)
Investigadores atingem 3Gbps de Velocidade Wireless
Cerca de 6 meses depois de se ter atingido o recorde de velocidade de transmissão wireless usando frequências "terahertz", eis que esse valor não só é superado... como é duplicado. No Japão conseguiram atingir os 3Gbps na faixa dos 542Ghz.
Embora estas frequências signifiquem que o alcance das transmissões se fique por uns modestos 10 metros, abrem a possibilidade para transmissões ultra rápidas entre dispositivos dentro de uma mesma sala.
Até lá, vamos ter que nos contentar com o nosso WiFi actual...
Anúncios com Kinect?
Não é segredo que o Kinect abre muitas novas oportunidades, para coisas que ainda nem sequer imaginamos. No entanto, há quem já imagine o futuro da publicidade a dar-lhe uso. A Microsoft quer tornar os anúncios televisivos mais interactivos com estes NUads. Anúncios que os espectadores poderão partilhar usando comandos de voz ou gestos captados pelo Kinect.
No entanto, levantam-se também questões sobre o tipo de dados que poderão ser recolhidos (e a privacidade). Afinal, com o Kinect seria possível determinar quantas pessoas estão a ver estes anúncios, e se estão a reagir a eles - ou, em último caso, quem nos garante que o vídeo captado pelo Kinect não estará a ser transmitido para "algures"?
... Com o Kinect - e muitas outras TVs a começarem a vir equipadas com câmaras - penso que começa a ser cada vez mais arriscado passarem em frente à TV... especialmente se forem fãs de andar por casa em trajes reduzidos (ou sem eles!)
Domínios Internet .secure e .pirate
A internet continua a crescer, e com a ampliação e liberalização dos TLD (top level domains), até aqui limitados aos nossos conhecidos ".com/.net/.org" (entre outros, assim como os dos respectivos países) há quem já trabalhe na criação de domínios terminados em ".secure" que seria destinado a serviços com segurança assegurada.
Mas também há quem olhe para esta estes novos domínios como uma nova possibilidade de criar uma internet livre de censura... com o domínio ".pirate", que sendo acedido através do OpenNIC, pretende ultrapassar todos os tipos de bloqueio que têm sido impostos a cada vez maior número de ISPs.
Curtas do Dia
- Mais um caso contra "piratas" cai por terra com um juiz americano a dizer que um IP não garante sequer que os visados estejam sequer dentro da jurisdição do estado.
- Os 6 países com maior taxa de penetração de smartphones - a saber, com mais de 50% do mercado, Australia, UK, Suécia, Noruega, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Infelizmente, para Portugal não há dados para comparação.
- Flickr passa a ter liquid layouts - imagens adaptam-se automaticamente ao tamanho disponível (ao estilo da nova página do sapo ;)
- Sendo que há estudos para tudo e todos, um novo estudo vem dizer que a actividade social no Google+ é "mínima".
- Flipoard com suporte para áudio
- Firefox 14 beta para Android já disponível - com interface redesenhado.
- E a nível de browsers mobile: parece que o Chrome está a caminho do iOS!
- Rumores de que a Apple poderá estar a considerar um ecrã de 4" para o futuro iPhone - sendo que o iPhone parece continuar a estar no topo da satisfação dos clientes.
- E também da Apple, um telecomando para prender no volante - já a Blaupunkt tinha disto há "séculos"...
- Comcast diz que não dá prioridade especial ao tráfego do seu streaming de vídeo face aos serviços concorrentes - pena que na realidade isto pareça estar mais que demonstrado!
- Sugestões para impressões 3D - gostei particularmente da técnica de misturar filamentos de várias cores para resultados "psicadélicos". :)
Relativamente ao Firefox para Android, continua a não suportar os nossos caracteres especiais :(
ResponderEliminarhttps://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=753488