2012/05/16

Google prepara Ofensiva Android com Novos "Nexus" Multimarca


A plataforma Android do Google já demonstrou que está cheia de força, e tem cativado cada vez mais utilizadores - tanto pelas virtudes na área da versatilidade de operação; como pela disponibilização de um alargado leque de equipamentos... e preços.

Mas, há também aspectos que a plataforma tem que enfrentar e que não têm passado despercebidos ao próprio Google. Não me refiro à questão da "fragmentação", que se torna inevitável numa plataforma aberta, mas sim ao ritmo de actualização lento e moroso que a plataforma vai tendo nestes milhares de equipamentos.

O Android 4.0 já saiu há quase meio ano, e no entanto continuam a contar-se pelos dedos das mãos os equipamentos que o têm disponível (pior ainda, há smartphones com pouco mais de 1 ano, ou até menos, que quase garantidamente não o irão receber.)

Por isso, o Google prepara uma nova ofensiva, com uma gama mais alargada de equipamentos "Nexus" fabricados pelos principais parceiros da plataforma, e com os quais o Google certamente esperá criar uma maior dinâmica de actualizações atempadas nos vários fabricantes, assim como uma maior "confiança" por parte dos utilizadores que se sentirem "abandonados" por terem um smartphone Android que ficou preso numa versão antiga do Android.

Uma gama de novos Nexus que incluirá não só smartphones, mas também tablets. Uma área onde o Android tem demorado a impôr-se (em parte pela chegada tardia do Android 4.0, o primeiro que verdadeiramente é apropriado para tablet, mas também por falta de tablets Android a preços convidativos face aos que a Apple disponibiliza com os seus iPads).

Uma coisa é certa... se já neste momento, o facto de ser um "Nexus" tem enorme peso por altura da decisão de um novo equipamento, com muitos mais à disposição, os utilizadores só ficam a ganhar! (E ao mesmo tempo servirão de pressão aos operadores que em muitos casos são responsáveis pelos atrasos/ausências de updates, devido às modificações que fazem ao Android "standard".)

6 comentários:

  1. bom bom era um nexus low cost :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gaius Baltar16/5/12 20:28

      Isso é o mesmo que pedir um BMW low cost... :D

      Eliminar
  2. Bom bom, era marisco ao preço do tremoço.

    Seja como for é uma excelente iniciativa por parte da Google.
    Consegue-se dessa forma deixar de depender do fabricante para a actualização do Software.
    Aliás o meu próximo telemóvel vai ser um Nexus muito por causa disso mesmo, deixando-me de roots e afins.
    Pois tanto a HTC como a Samsung (as minhas marcas de referencia) neste campo falham como as notas de 1000. A única que ainda se vai safando é a Sony muito por culpa do desenvolvimento da comunidade nos seus foruns.

    Vamos la ver no que vai sair daqui e se é desta que o Kindle Fire tem concorrência à altura!

    ResponderEliminar
  3. Diogo Mota16/5/12 22:43

    Bem já se sabe que não se come marisco ao preço do tremoço, mas já se compra um Galaxy Nexus por volta dos 400euros!

    ResponderEliminar
  4. 400€? barato..

    ResponderEliminar
  5. 360eur, na europa, e ja com envio ;)

    ResponderEliminar