2018/11/15

Notícias do dia

Facebook acusado de esconder dados e manipular opinião pública para se livrar de problemas; temos um novo Raspberry Pi 3 A+ que corta no tamanho e no preço; promoção nos sensores Xiaomi Aqara de baixo custo para a casa; o Cosmo Communicator recupera o formato dos Nokia com teclado; Mozilla classifica produtos pelo risco de invasão de privacidade; Google Assistant ganha rotinas pós-alarmes e broadcast com respostas; e ainda um estudo que revela que as impressoras 3D podem ser prejudiciais para a saúde.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já estamos a oferecer exemplares do livro "Programação em Python" da FCA que foi o escolhido para o passatempo desta semana. Não deixem de participar.


Windows 10 ganha "light theme" e suspensão de actualizações mais visível



Embora o que esteja na moda sejam os dark themes, da Microsoft chega-nos uma proposta em sentido contrário, com um novo "light theme" para o Windows 10, para quem preferir ter um ecrã mais luminoso e claro. Importa relembrar que, embora num dispositivo com ecrã OLED os temas escuros tenham vantagens em termos de poupança de energia, num portátil ou desktop com ecrã LCD, a decisão será principalmente ditada pela preferência pessoal, já que não há diferenças de consumo.

Nas actualizações, a MS vai tornar mais visível a opção que permite suspender as actualizações por um período de tempo, e também melhorar o sistema de "Active Hours", para melhor determinar o período activo de utilização do computador para que não faça nenhum reboot em momentos inconvenientes.


Ministro japonês da cibersegurança nunca usou um computador



Se por cá temos deputados que consideram que partilhar passwords é perfeitamente normal, no Japão temos um caso igualmente insólito. Yoshitaka Sakurada, de 68 anos, é o ministro japonês da cibersergurança... embora recentemente tenha admitido nunca ter utilizado um computador.

Até poderia não ser grave - embora continuasse a ser muito estranho! - se o ministro em questão tivesse qualquer formação na área, mas infelizmente não é o caso, por diversas vezes demonstrando o seu completo desconhecimento de tópicos relacionados com o seu cargo (por exemplo, nem sequer sabendo o que é uma pen USB). Parece que os "tachos" políticos são algo que não conhece fronteiras...


Actualização do Windows 10 desactiva overclocking nos CPUs Intel



Ainda recentemente falamos do método de correcção do Spectre para CPUs mais antigos, e eis que uma nova actualização do Windows 10, com nova correcção anti-Spectre para os CPUs Intel, vem desactivar o overclocking nos CPUs da família Broadwell-E.

Quem tiver um destes CPUs e der uso ao overclocking, poderá querer desinstalar a actualização KB4100347 do Windows 10, já que desactiva as opções de overclocking na BIOS UEFI. Este não é o primeiro caso em que tal acontece, tendo demorado meses até que os fabricantes de motherboards lançassem firmwares que reactivassem o overclock - pelo que, desta vez deverá passar-se o mesmo.


Xiaomi Mi Mix 2S e Mi 8 com Google Camera melhorada via MIUI 8.11.8



Embora a MIUI 8.11.8 ainda se destine apenas ao mercado chinês, esta actualização vem com uma melhoria inesperada mas muito bem vinda: faz com que o Mi Mix 2S e o Mi 8 fiquem compatíveis com a app Google Camera.

Embora já houvessem versões da Google Camera para estes smartphones, as mesmas eram bastante problemáticas, com encerramentos frequentes e outros bugs. Com esta actualização, a app Google Camera passa a funcionar "perfeitamente", incluindo o muito desejado modo Night Sight que permite melhorar substancialmente as fotografias nocturnas (e que até melhora as fotografias diurnas, melhorando a resolução - se usarem um tripé.)


Tesla Model 3 Europeu vem com ficha CCS



A Tesla parece estar finalmente prestes a lançar oficialmente o seu Model 3 na Europa, e está a assegurar desde já que a versão europeia do Model 3 virá equipada com a ficha CCS (Combined Charging System) - algo que já seria de esperar, considerando que a Tesla se junto à organização CharIN que pretende fazer com que a ficha CCS seja o standard para os veículos eléctricos. Isto será acompanhado da actualização dos postos de carregamento Tesla, para que também contem com estas fichas. Para os Model S e Model X estarão disponíveis adaptadores.

Entretanto, a Tesla está a começar a promover a chegada deste modelo a este lado do Atlântico, colocando alguns Model 3 em exposição por toda a Europa (incluindo Portugal). Só falta saber o preço oficial que irá ter cá em Portugal... e os prazos de entrega, reais.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. Em rigor o ministro japonês não disse que nunca usou um computador.
    Disse que nunca escreveu num computador porque é empresário desde os 25 anos e tinha empregados que faziam isso. Dizia-lhes o que queria e eles escreviam :)

    ResponderEliminar