2024/05/19

Sonda BepiColombo da ESA pode não chegar a Mercúrio

Um problema no sistema de propulsão pode fazer com que a BepiColombo, a primeira sonda europeia destinada a Mercúrio, não consiga cumprir a missão.

A BepiColombo é uma missão da agência espacial europeia ESA em parceria com a agência espacial japonesa JAXA, que foi lançada em Outubro de 2018 com destino a Mercúrio, o planeta mais próximo do sol, onde deveria chegar em Dezembro de 2025. No entanto, problemas no sistema de propulsão solar-eléctrica podem impedir que esse objectivo seja atingido.

A propulsão não obteve energia suficiente durante uma manobra a 26 de Abril, com os responsáveis da missão a terem conseguido restaurar o impulso a 90% do valor que deveria ter durante as semanas seguintes. Agora, a dúvida é saber se este nível de desempenho será suficiente para permitir que a sonda entre em órbita do planeta Mercúrio. Por agora, a missão tem mais algum tempo para rever os seus cálculos e possíveis alternativas, já que estes 90% serão suficientes para realizar a próxima manobra prevista para Setembro deste ano, a primeira de três passagens "rasantes" por mercúrio para a abrandar. Quanto às manobras seguintes, será preciso aguardar para ver.

O módulo principal transporta duas sondas, a Mercury Planetary Orbiter (MPO) da ESA e a Mercury Magnetospheric Orbiter (MMO) da JAXA, que permitiriam recolher informação detalhada sobre Mercúrio e o seu campo magnético duramente fustigado pela proximidade da nossa estrela.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)