A Tesla parece estar bastante orgulhosa das mãos com 22 eixos de movimento que criou para o robot Optimus, capazes de replicar a maioria dos movimentos feitos pelas mãos humanas - que ainda levam vantagem, por terem 27 eixos de movimento. Mas, mais do que os movimentos das mãos em si, a demonstração destaca-se por mostrar a velocidade de reacção do robot, sendo capaz de apanhar bolas em pleno ar.
Embora não seja indicado se se trata de funcionamento autónomo ou de operação remota, se for este último caso significaria que teria uma latência de "acção-reacção" bastante reduzida, para permitir que as imagens sejam captadas, transmitidas, e exibidas ao operador remoto, e que depois os seus movimentos sejam captados, transmitidos de volta ao robot, e replicados, de forma quase instantânea. Se se tratar de funcionamento autónomo, evita a latência da transmissão e tempo de reacção do humano, mas continua a necessitar da capacidade de movimentação rápida dos braços e mãos, mantendo o equilíbro.
E talvez para evitar as acusações de que tinha apanhado uma bola "por sorte", o vídeo mostra a apanhar duas bolas consecutivamente, sem falhar.
Got a new hand for Black Friday pic.twitter.com/x3gQrsbYAQ
— Tesla Optimus (@Tesla_Optimus) November 28, 2024
Talvez para o próximo vídeo possam mostrá-lo a apanhar duas bolas atiradas ao mesmo tempo. :)
Sem comentários:
Enviar um comentário