2024/12/23

Corrida de carro AI contra piloto F1 termina antes de começar

A primeira prova da A2RL que colocaria um carro Super Formula pilotado por AI contra um piloto humano de F1 resultou no despiste do carro AI durante o aquecimento.

A A2RL (Abu Dhabi Autonomous Racing League) pretende promover o uso de carros autónomos em competições próximas das que assistimos na Formula 1, mas em que os pilotos são substituídos por computadores e inteligência artificial. Ao longo dos últimos anos os avanços têm sido significativos, passando de um tempo por volta que era de cerca de 5 minutos mais lento que o de um piloto humano, para "apenas" 8 segundos de atraso nos modelos actuais. Ainda assim, o sistema AI mostra ainda bastantes fragilidades no controlo do automóvel, como infelizmente ficou demonstrado.

O carro AI actual não tem ainda inteligência necessária para saber aquecer os pneus da forma que os pilotos humanos fazem (andando aos "S" pela pista), e isso acabou por se revelar uma falha crítica, com o carro AI a despistar-se durante a volta de aquecimento enquanto os pneus estavam frios (alguns relatos apontam para que também poderá ter sofrido um furo num dos pneus).
Mesmo que a prova se tivesse realizado, a vantagem continuaria a estar do lado do piloto humano, já que o carro AI teria que lidar com uma série de regras adicionais para garantir a segurança de partilhar a pista com um piloto humano, não estando autorizado a fazer "manobras arriscadas".

Este confronto piloto vs AI fica adiado para uma futura ronda, mas parece que ainda será necessário mais alguns anos para que um carro AI possa estar ao nível (ou superar) um piloto de F1.

Sem comentários:

Enviar um comentário