2024/12/23

Notícias do dia

X aumenta preço da subscrição Premium+; iOS 19 deve chegar a todos os iPhones com iOS 18; Ford alerta que chave no smartphone deixou de funcionar nalguns Android 14; Google remove Share Apps dos Android; OpenAI revelou modelo o3 com capacidades melhoradas; e Google reforça tracking da publicidade em 2025.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso mega passatempo de Natal com 31 dias de prendas, e que hoje te pode valer uma pen USB SanDisk Extreme Pro 128GB.

Google propõe cedências no caso anti-monopólio nos EUA

Para fazer face ao processo anti-monopólio nos EUA que pede a separação do Chrome e do Android para reduzir o seu poder, a Google contrapõe uma série de cedências com efeitos bastante mais limitados.

A Google diz estar disposta a não exigir que os fabricantes sejam forçados a usar o Chrome e pesquisa Google para terem acesso à Play Store e outras apps da Google (Gmail, Google Maps, etc.) permitindo a possam escolher separadamente que apps usar, e também usar outras apps concorrentes se assim o entenderem; e isto também aplicando-se ao Google Assistant / Gemini, que deixaria de ser de licenciamento obrigatório. No entanto, a Google quer manter o direito a poder pagar para se manter o motor de pesquisa pré-definido, em plataformas e browsers. Concessões que acabam por ser: 1) aquilo que já deveria ser desde o início, e 2) continua a dar poder desproporcional à Google, que poderá pagar significativamente mais que qualquer motor de pesquisa alternativo. O caso chegará aos tribunais em Abril de 2025, e veremos como as coisas decorrerão a partir daí.


OpenAI dá acesso ao Sora durante o Natal


Dizendo que a época de final de ano é menos movimentada, a OpenAI dá uma última prenda de Natal aos utilizadores ChatGPT Plus, com acesso ilimitado ao Sora.

Depois de quase um ano de espera, o Sora foi lançado recentemente, em versão limitada para os utilizadores Plus e menos restrita para os utilizadores Pro ($200/mês).
O problema é que o Sora já está a ser ofuscado pelo Veo 2 da Google e até por modelos open-source sem censura como o HunyuanVideo da Tencent.


AirPods Pro 3 com leitura de frequência cardíaca

A próxima geração dos auriculares da Apple - AirPods Pro 3 - poderá trazer capacidades melhoradas de monitorização, incluindo a leitura da frequência cardíaca. Isto seria não só útil para a monitorização no dia a dia para todos os utilizadores que não usam Apple Watch, como também em cenários de actividade desportiva em que possa não ser adequado usar um smartwatch.

De notar que a Apple não seria a primeira, já existem no mercado earphones com monitorização de temperatura e frequência do ritmo cardíaco de marcas como a JBL, Sennheiser, Philips, Anker, e outras.


DIGI com WiFi Calling / VoWiFi

Depois de ter sido criticada pelo arranque com alguns problemas técnicos, a DIGI não dá sinais de abrandar na melhoria dos seus serviços, e entre os quais se encontra a activação da funcionalidade VoWiFi / WiFi Calling.

O que isto significa é que os clientes DIGI passam a poder receber e efectuar chamadas, mesmo em locais onde não tenham cobertura celular, desde que estejam ligados à internet através de WiFi. Se a DIGI conseguiu activar isto numa questão de semanas, qual a desculpa para todos os demais operadores que estão em Portugal há anos, e que ainda não permitem a mesma coisa?


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O satélites europeu Copernicus Sentinel-1A foi lançado em 2014, tendo como missão observar o nosso planeta e facilitar a análise das suas alterações.

1 comentário:

  1. Relativamente ao VoWiFi, apenas a vodafone teima em não prestar este serviço.

    ResponderEliminar