Tal como se previa, a capacidade de gerar vídeo AI sem restrições vai-se aproximando dos utilizadores finais, com o HunyuanVideo da Tencent a ser exemplo disso.
O HunyuanVideo da Tencent, um modelo AI para geração de vídeo, totalmente open-source e gratuito, está a dar que falar. Ao contrário de modelos como o Sora da OpenAI e o Veo 2 da Google, o HunyuanVideo pode ser executado num computador pessoal (desde que se tenha um GPU adequado) e permite uma utilização livre das restrições e regras de censura que limitam este tipo de ferramentas.
Um dos principais problemas é a falta de consistência ao longo do vídeo, com situações em que pessoas, animais, ou objectos, podem transformar-se noutras coisas ao longo do vídeo, especialmente se ficarem parcialmente obstruídos ou escondidos por outros elementos. Mas, nos casos em que as coisas correm bem, os resultados ficam num nível idêntico ao de modelos AI comerciais mais sofisticados.
Por agora é aconselhável que quem se quiser aventurar a experimentar o HunyuanVideo tenha um GPU com 24 GB de VRAM (ou mais) - sendo que, para quem estiver a considerar a compra de uma nova Nvidia RTX 50xx, poderá ser vantajoso investir num modelo com 32 GB. Em alternativa, basta aguardar mais um pouco, pois ao ritmo que estas ferramentas AI estão a evoluir, não deverá demorar muito até que este tipo de geração de vídeo se torne em algo comum que possa ser feito em qualquer computador pessoal.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)