Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uns Xiaomi Redmi Buds 6 Active.
Musk e Altman "pegam-se" por causa do Stargate Project
O mega projecto AI ultra bilionário Stargate Project da OpenAI está a causar (ainda mais) atritos entre Elon Musk e Sam Altman. Sendo um projecto de $500B, Elon Musk não resistiu a mandar a "boca" no X (Twitter!) de que eles não têm esse dinheiro, reforçando com publicação adicional de que "sabe de fonte segura" que a SoftBank (uma das investidoras) apenas tem menos de $10B assegurados.Mas Sam Altman não se deixou ficar, e respondeu dizendo que as afirmações de Musk eram falsas, e convidando-o para visitar o primeiro local onde já iniciaram a construção. Não perdeu também a oportunidade para mandar a sua "posta", dizendo que este projecto é excelente para o país (EUA), e que apesar de nem tudo o que é bom para os EUA ser sempre bom para as empresas de Musk, que espera que tendo em conta o seu novo cargo (na administração Trump, à frente do DOGE), consiga colocar os interesses dos EUA à frente dos interesses das suas próprias empresas. Uma coisa está garantida, não vão faltar "telenovelas" ao longo dos próximos quatro anos nos EUA.
Google volta a simplificar o Gemini
A Google continua a evoluir o interface do Gemini, e a aposta é na máxima simplificação. Depois de várias secções dedicadas para funções diferentes, a mais recente alteração passa por agrupar tudo dentro da janela de chat, que passa também a englobar o modo de conversação por voz, que na última actualização ainda tinha ficado de fora.O resultado parece-me positivo, e bastante menos complicado e "ameaçador" do que o design inicial. Por outro lado, a opção de acesso directo à câmara passa a obrigar a um toque adicional no "+" para ser acedida; coisa que pode acabar por não ser muito penalizadora, considerando que a Google tem integrado o Gemini no Circle to Search e o acesso via Google Lens directamente na câmara, que poderão ser o modo de acesso mais utilizado pelos utilizadores.
Musk, Ellison e MrBeast na corrida ao TikTok nos EUA
Nos EUA continua a tentar-se encontrar uma solução para permitir o TikTok no país - com os tribunais a terem deliberado que teria forçosamente que ficar sob controlo de uma empresa norte-americana e não de um empresa chinesa.A reeleito presidente Trump diz que Elon Musk ou Larry Ellison seriam bons candidatos para ficarem com o serviço, mas entretanto também surgiu novo candidato: Jimmy Donaldson, mais conhecido como MrBeast, que também diz estar interessado em ficar com o TikTok nos EUA.
Entretanto, apesar do serviço ter sido reactivado nos EUA, a app continua sem estar disponível na App Store, com a Apple a preferir não arriscar violar a decisão do tribunal com base numa Ordem Executiva que pode acabar por nem ser legal.
Donald Trump perdoa Ross Ulbricht
Os primeiros dias de Trump na Casa Branca continuam a dominar as atenções. Além de ter perdoado todas as pessoas detidas pela invasão do Capitólio de 6 de Janeiro, Trump também assinou o perdão a Ross Ulbricht, infame criador do marketplace Silk Road na dark web, onde se transacionavam todo o tipo de produtos e serviços ilícitos, de drogas a documentos falsos, e até crimes contratados - algo que o próprio foi acusado de ter usado para matar pelo menos cinco pessoas que tinham ameaçado revelar informações às autoridades.Ross Ulbricht acabou por ser apanhado e condenado, mas apenas em relação a crimes de lavagem de dinheiro, hacking, documentos falsos, e tráfico e distribuição de drogas. A pena de prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional foi considerada excessiva por muitos, e Trump acabou por tirar partido disso, perdoando-o e somando mais uns pontos juntos dos grupos que idolatravam Ross Ulbricht.
Curtas do dia
- NFL proíbe equipas de usar o Bluesky
- iOS 18.3 activa Apple Intelligence de forma automática
- SEGA também vai passar a exigir criação de conta para os seus jogos
- YouTube testa áudio de maior qualidade, velocidade 4X, e subscrição Premium agrupada com Google One
Resumo da madrugada
- Netflix volta a aumentar preços
- ChromeOS ganha controlo por rosto
- OpenAI anuncia Stargate Project de $500B
- Rato gaming perfurado SteelSeries Aerox 5 a €49
- Falha no 7-Zip criava ficheiros sem alertas no Windows
- Xiaomi SU7 encerra 2024 a vender mais que o Tesla Model 3
- Powerbank Charmast 20000mAh com carregador wireless a €25
- Bambu enfurece clientes ao limitar uso das suas impressoras 3D
- WhatsApp com publicação do status no Instagram e Facebook Stories
- Truecaller com identificação de números de telefone em tempo-real no iOS
Curiosidade do dia: O GeoCities foi lançado em 1994 e permitia a qualquer pessoa criar a sua própria página web de forma gratuita, podendo ser considerado um percursor das redes sociais. Foi comprado pela Yahoo! em 1999, quando era um dos serviços mais populares de toda a internet. Durou mais uma década, encerrando nos EUA em 2009 - embora no Japão tenha resistido até 2019.
Sem comentários:
Enviar um comentário