Netflix volta a aumentar preços; OpenAI anuncia Stargate Project de $500B; ChromeOS ganha
controlo por rosto; Bambu enfurece clientes ao limitar uso das suas impressoras 3D; WhatsApp com publicação do status no Instagram e Facebook Stories; falha no 7-Zip criava ficheiros sem alertas no Windows.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uns Xiaomi Redmi Buds 6 Active.
Musk e Altman "pegam-se" por causa do Stargate Project
O mega projecto AI ultra bilionário Stargate Project da OpenAI está a causar (ainda mais) atritos entre Elon Musk e Sam Altman. Sendo um projecto de $500B, Elon Musk não resistiu a mandar a "boca" no X (Twitter!) de que eles não têm esse dinheiro, reforçando com publicação adicional de que "sabe de fonte segura" que a SoftBank (uma das investidoras) apenas tem menos de $10B assegurados.Mas Sam Altman não se deixou ficar, e respondeu dizendo que as afirmações de Musk eram falsas, e convidando-o para visitar o primeiro local onde já iniciaram a construção. Não perdeu também a oportunidade para mandar a sua "posta", dizendo que este projecto é excelente para o país (EUA), e que apesar de nem tudo o que é bom para os EUA ser sempre bom para as empresas de Musk, que espera que tendo em conta o seu novo cargo (na administração Trump, à frente do DOGE), consiga colocar os interesses dos EUA à frente dos interesses das suas próprias empresas. Uma coisa está garantida, não vão faltar "telenovelas" ao longo dos próximos quatro anos nos EUA.
Google volta a simplificar o Gemini
A Google continua a evoluir o interface do Gemini, e a aposta é na máxima simplificação. Depois de várias secções dedicadas para funções diferentes, a mais recente alteração passa por agrupar tudo dentro da janela de chat, que passa também a englobar o modo de conversação por voz, que na última actualização ainda tinha ficado de fora.O resultado parece-me positivo, e bastante menos complicado e "ameaçador" do que o design inicial. Por outro lado, a opção de acesso directo à câmara passa a obrigar a um toque adicional no "+" para ser acedida; coisa que pode acabar por não ser muito penalizadora, considerando que a Google tem integrado o Gemini no Circle to Search e o acesso via Google Lens directamente na câmara, que poderão ser o modo de acesso mais utilizado pelos utilizadores.
Musk, Ellison e MrBeast na corrida ao TikTok nos EUA
Nos EUA continua a tentar-se encontrar uma solução para permitir o TikTok no país - com os tribunais a terem deliberado que teria forçosamente que ficar sob controlo de uma empresa norte-americana e não de um empresa chinesa.A reeleito presidente Trump diz que Elon Musk ou Larry Ellison seriam bons candidatos para ficarem com o serviço, mas entretanto também surgiu novo candidato: Jimmy Donaldson, mais conhecido como MrBeast, que também diz estar interessado em ficar com o TikTok nos EUA.
Entretanto, apesar do serviço ter sido reactivado nos EUA, a app continua sem estar disponível na App Store, com a Apple a preferir não arriscar violar a decisão do tribunal com base numa Ordem Executiva que pode acabar por nem ser legal.
Donald Trump perdoa Ross Ulbricht
Os primeiros dias de Trump na Casa Branca continuam a dominar as atenções. Além de ter perdoado todas as pessoas detidas pela invasão do Capitólio de 6 de Janeiro, Trump também assinou o perdão a Ross Ulbricht, infame criador do marketplace Silk Road na dark web, onde se transacionavam todo o tipo de produtos e serviços ilícitos, de drogas a documentos falsos, e até crimes contratados - algo que o próprio foi acusado de ter usado para matar pelo menos cinco pessoas que tinham ameaçado revelar informações às autoridades.Ross Ulbricht acabou por ser apanhado e condenado, mas apenas em relação a crimes de lavagem de dinheiro, hacking, documentos falsos, e tráfico e distribuição de drogas. A pena de prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional foi considerada excessiva por muitos, e Trump acabou por tirar partido disso, perdoando-o e somando mais uns pontos juntos dos grupos que idolatravam Ross Ulbricht.
Curtas do dia
- NFL proíbe equipas de usar o Bluesky
- iOS 18.3 activa Apple Intelligence de forma automática
- SEGA também vai passar a exigir criação de conta para os seus jogos
- YouTube testa áudio de maior qualidade, velocidade 4X, e subscrição Premium agrupada com Google One
Resumo da madrugada
- Netflix volta a aumentar preços
- ChromeOS ganha controlo por rosto
- OpenAI anuncia Stargate Project de $500B
- Rato gaming perfurado SteelSeries Aerox 5 a €49
- Falha no 7-Zip criava ficheiros sem alertas no Windows
- Xiaomi SU7 encerra 2024 a vender mais que o Tesla Model 3
- Powerbank Charmast 20000mAh com carregador wireless a €25
- Bambu enfurece clientes ao limitar uso das suas impressoras 3D
- WhatsApp com publicação do status no Instagram e Facebook Stories
- Truecaller com identificação de números de telefone em tempo-real no iOS
Curiosidade do dia: O GeoCities foi lançado em 1994 e permitia a qualquer pessoa criar a sua própria página web de forma gratuita, podendo ser considerado um percursor das redes sociais. Foi comprado pela Yahoo! em 1999, quando era um dos serviços mais populares de toda a internet. Durou mais uma década, encerrando nos EUA em 2009 - embora no Japão tenha resistido até 2019.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)