A corrida aos sistemas AI parece estar prestes a entrar numa nova era. Depois de já se ter visto (e sentido) que a evolução dos sistemas AI está directamente ligada às capacidades de processamento, com inúmeras empresas a combaterem ferozmente para terem acesso à maior quantidade possível dos mais recentes chips AI (que fizeram com que a Nvidia se tornasse na empresa mais valiosa do mundo), eis que agora surge este mega-projecto que pretende eclipsar tudo o que já foi feito até à data.
Com um investimento de 500 mil milhões de dólares (os "biliões" norte-americanos), o Stargate Project está a ser equiparado a outros mega-projectos do passado, como o Manhattan Project de desenvolvimento de armas nucleares, ou as missões Apollo de ida à lua, pretendendo assegurar que os EUA permanecem na liderança dos sistemas AI.
O tópico dos modelos AI continua a ser polarizador, com defensores e críticos, mas a questão é que nenhuma nação quer arriscar ficar para trás nesta corrida. Alguns especialistas até já ultrapassam por completo a questão da AGI (Inteligência Artificial "Geral") para se focarem nos sistemas de Super Inteligência, e dizendo que poderão chegar bem mais cedo do que se previa, já nos próximos anos.Announcing The Stargate Project
— OpenAI (@OpenAI) January 21, 2025
The Stargate Project is a new company which intends to invest $500 billion over the next four years building new AI infrastructure for OpenAI in the United States. We will begin deploying $100 billion immediately. This infrastructure will secure…
Teoricamente, estes sistemas de Super Inteligência poderão superar a capacidade dos humanos e evoluir em escalas exponenciais, permitindo resolver questões como a cura de doenças como o cancro, potenciar sistemas de geração de energia de fusão nuclear, e todos os demais problemas complexos que a Humanidade tiver que enfrentar. Atirem-se os robots humanóides para a equação, e parecem estar reunidos os ingredientes para uma completa transformação da sociedade a nível laboral e social.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)