A decisão levou muitos criadores a boicotar as impressoras da marca e a remover os seus modelos 3D do repositório online da empresa. Embora os utilizadores possam continuar a imprimir directamente a partir de cartões SD ou do serviço cloud da Bambu, a actualização bloqueia ferramentas de terceiros para impressão remota, a menos que se instale a nova aplicação "Bambu Connect" no computador.
A Bambu descreveu a actualização como "opcional mas necessária", com a justificação de que é essencial para proteger as impressoras de ataques remotos. No entanto, muitos utilizadores vêem a mudança como um passo em direcção a práticas mais restritivas, como bloquear o uso de filamentos de terceiros (a impressora já detecta quando se usa filamento da marca ou não) ou exigir subscrições pagas para funcionalidades básicas. Preocupações válidas, cnofirmadas pelos seus planos para um serviço de subscrição para software de gestão de impressoras.
Oh hey, walled garden ecosystems with locked down proprietary firmware. what could go wrong?
— Nero3D the Canuck Creator (@CanuckCreator) January 16, 2025
Oh so you like using a different slicer? Yep nope, cant have that, taking away that function for your own safety, what are you thinking @BambulabGlobal PR people? https://t.co/adkfVmFsIT
A empresa tem tentado acalmar a comunidade, dizendo a nova ferramenta de autenticação não requer acesso à internet ou uma conta de utilizador e diz que disponibiliza um "Developer Mode" para quem prefere manter o acesso local às impressoras sem a autenticação proprietária, no entanto, nem isso tem sido bem recebido, uma vez que a activação desse modo também pode desactivar o acesso via cloud, limitando as funcionalidades. Também não ajuda que a empresa tem sido acusado de estar a censurar as críticas no seu subreddit e bloqueou o acesso às versões anteriores das suas declarações no Wayback Machine. Além disso, a empresa também disse estar colaborar com o criador do Orca Slicer, uma ferramenta popular, para uma integração directa com as suas impressoras, coisa que o próprio veio dizer que estava ser feito de forma enganadora.
É pena ver uma empresa, que era considerada como uma das mais "amigáveis" no sector das impressoras 3D, esteja a deitar fora toda a reputação conquistada ao longo dos anos, por uma aparente total falta de contacto com a realidade e necessidades dos seus clientes.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)