2026/01/04

Satya Nadella quer "ultrapassar" discussões sobre AI

Satya Nadella diz que está na hora de se parar de discutir os bons/maus resultados produzidos por AI, e olhar mais para a frente.

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, decidiu iniciar um blog para falar sobre AI e aquilo que considera ser um debate pouco produtivo entre o actual "lixo gerado por AI" e aquilo que a AI realmente permite. Agora que tem Judson Althoff como CEO a liderar os principais negócios da Microsoft, Nadella tem mais tempo para se dedicar à tecnologia em si, e a pensar sobre o futuro.

No primeiro texto, publicado no blog "sn scratchpad", Nadella defende que as empresas de AI ainda têm muito a fazer. Refere a ideia de Steve Jobs de que os computadores eram "bicicletas para a mente", no sentido em que eram ferramentas que possibilitavam ampliar as capacidades humanas, repetindo a ideia de que as tecnologias AI funcionarão igualmente como um amplificador cognitivo e não apenas como uma máquina que irá gerar "bons" ou "maus" resultados.

Por um lado, não há dúvida de que a MS tem apostado fortemente nas tecnologias AI. Por outro lado, continua em causa se a MS conseguirá bons resultados ao fazê-lo da forma forçada que tem feito, parecendo querer impingir à força que os utilizadores usem estas tecnologias quer queiram quer não - mesmo com o pressuposto de que irão beneficiar delas se as experimentarem.

A forma como as coisas são apresentadas, ou forçadas, pode fazer toda a diferença - como de resto já tem sido demonstrado ao longo dos anos. Até ao momento, as tentativas de forçarem o uso de produtos não têm dado grande resultado, talvez seja uma área em que a MS possa pedir ajuda aos seus modelos AI, sobre a melhor forma como podem "convencer" os utilizadores a usarem essas novas funcionalidades e capacidades. E começaria por dizer que a obrigatoriedade de ter internet e criar uma conta Microsoft apenas para instalar o Windows 11 não é uma das coisas que ajude.

Sem comentários:

Enviar um comentário