A Microsoft volta a bloquear métodos que permitiam configurar o Windows 11 apenas com conta local sem ligação à internet.
A Microsoft está a reforçar (mais uma vez) as restrições contra métodos que permitem instalar o Windows 11 sem uma ligação à internet ou uma conta Microsoft. Na mais recente versão de testes do sistema operativo, a empresa confirmou que está a remover mecanismos que possibilitavam criar contas locais durante o processo de configuração inicial (OOBE).
Segundo Amanda Langowski, responsável pelo programa Windows Insider, estes atalhos eram frequentemente usados para contornar a configuração da conta Microsoft, mas também "saltavam etapas críticas de configuração, podendo deixar o dispositivo mal preparado para uso". O resultado, passará a ser obrigatório ter uma ligação à internet e uma conta Microsoft para se poder concluir a instalação do Windows 11.
A empresa já tinha eliminado o conhecido comando "bypassnro" no início do ano, e agora também bloqueou o "start ms-cxh:localonly" que se tornou no sistema mais popular para instalar o Windows 11 sem precisar da conta MS ou ligação à internet. Agora, ao tentar usar esse método, o processo de configuração é agora reiniciado e não ultrapassa a obrigatoriedade de conta online. Estas soluções eram bastante populares entre utilizadores que podiam nem ter acesso à internet no momento de instalação do Windows, ou que não queriam associar o computador a uma conta Microsoft.
É pena ver a MS tão "preocupada" em bloquear essa opção aos utilizadores, em vez de se focar em disponibilizar uma forma oficial de permitir a configuração inicial sem necessidade de conta ou acesso à internet - algo que até se pode dizer que deveria ser um direito dos utilizadores.
P.S. - Continua a ser possível utilizar o Windows com uma conta local "offline", mas para tal será preciso fazer a instalação inicial com uma conta online, e depois passar para uma conta offline - o que torna todo o processo ainda mais ridículo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















A Apple faz isto aos anos e ninguém se queixa. Uma outra empresa (for profit) passa a fazer e cai o carmo e a trindade. Usem linux, está na hora da malta começar a enfrentar o "medo".
ResponderEliminarSempre consegui criar uma conta local no MacOS, e ignorar a conta Apple.
EliminarPronto, é guardar uma ISO actual do W11 e fazer a actualização.
ResponderEliminarEstá na hora de começar a usar Linux ou experimentar Android for PC
ResponderEliminar