2013/07/18

Notícias do Dia

A Samsung apresentou os seus novos SSD com velocidades e tamanhos para todos os gostos; já espreitamos o (suposto) novo Nexus 7 do Google (que será apresentado a 24 de Julho); vimos o hacking de uma Canon 5DMk3 para que grave vídeo HDR a sério; e abordamos também a questão do abrandamento das trocas e substituições de smartphones pelos novos modelos.

E hoje temos coisas boas (bem, isso temos sempre, mas hoje são melhores ainda) como um desconto de 50€ para um Oppo Find 5, e claro... o nosso fundo de gadgets deste mês, dedicado ao Zopo C2.


Seguem-se as notícias do dia:

O Panorama Mobile visto pelos Developers


Num inquérito feito a 6000 developers em mais de 100 países, ficamos a conhecer o estado das plataformas mobile neste momento, e que vão de encontro ao que seria esperado: neste momento a plataforma Android é a mais popular; o iOS é a que rende mais (embora com uma diferença cada vez mais reduzida face ao Android, de $5200 vs $4700/mês); e o Windows Phone é aquele em que mais developers estão interessados em desenvolver nos próximos meses - assumindo-se assim como o candidato ideal para conseguir ir criando uma posição de "terceiro classificado" mais sólida.

Sinal dessa "solidez" poderá também ser confirmada pelo facto de já se venderem mais Nokia Lumia que BlackBerry...




Ouya tem 1 milhão para dar a developers


A OUYA fez sucesso no kickstarter, sendo uma pequena consola Android que promete levar os jogos a todas as casas. No entanto, depois de vários atrasos, o seu lançamento foi criticado pela falta de "jogos de qualidade". Por isso mesmo, a OUYA está agora disposta a investir 1 milhão de dólares para motivar os developers na criação desses jogos apetecíveis e que estejam à procura de financiamento no Kickstarter, igualando o valor que tiver sido angariado com sucesso. Ou seja, se um projecto de criação de um jogo tiver conseguido angariar $50,000 dólares, a OUYA investirá o mesmo valor no projecto.

O único factor a ter em conta é que quem aceitar este dinheiro terá que disponibilizar os seus jogos como exclusivos para o OUYA durante os primeiros 6 meses. Para além disso, o projecto mais votado irá receber $100 mil dólares de apoio.


Netflix corta os filmes (literalmente)


Seria de pensar que em pleno século XXI, numa altura em que já se fala de televisores Ultra HD 4K, já não tivéssemos que nos preocupar com práticas obscuras do "corte" de filmes devido ao seu formato de imagem. Mas aparentemente, mesmo nos meios digitais que estariam livres de limitações físicas de outros tempos, essa praga continua a fazer-se sentir. Há quem se dedique a documentar as preciosidades "criminosas" da adulteração dos filmes originais, com o intuito de ter o ecrã "cheio" e sem barras pretas - e que acontecem no Netflix.

Verdadeiramente inacreditável... e inaceitável. (E sim, as imagens que estão a ver ali em cima são um exemplo real de como um filme é, e de como é apresentado no Netflix - embora as edições variem de país para país, fazendo com que o mesmo filme possa ser apresentado correctamente nuns países mas não noutros).


Primeiros TLDs já aprovados


Já estão aprovados os primeiros quatro TLDs que virão mudar o panorama dos domínios da internet como os conhecemos - e que servirão para relembrar que a era de uma internet "em inglês" está a chegar ao fim. Os primeiros quatro domínios são em russo, chinês e arábico... que irão fazer ver aos países ocidentais o que significa ter que lidar com alfabetos diferentes.

Embora ninguém se vá arriscar a deixar de fora os muitos milhões de utilizadores ocidentais, não se admirem se se começar a tornar cada vez mais habitual recorrer a serviços de tradução para aceder a sites que irão ganhar cada vez maior peso no futuro para os lados do oriente.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

Pista da semana: TMN

Sem comentários:

Enviar um comentário