2013/07/17

Google Glass podia ser Hackado via QR Code


Não há nada mais assustador que uma vulnerabilidade que possa ser explorada sem qualquer intervenção do utilizador. No caso desta falha descoberta no Google Glass não se trata de uma dessas, mas serve para relembrar os potenciais riscos destas tecnologias. O Glass ainda não está disponível comercialmente, e por isso mesmo as suas "falhas" são sempre de risco relativo.

Neste caso, tratava-se de uma falha que permitia que, caso um utilizador do Glass tirasse uma foto que contivesse um QR Code "maligno", o Glass poderia ligar-se a uma rede WiFi do atacante, que passaria a ter controlo sobre o equipamento e poderia até fazer streaming do que a pessoa estivesse a fazer. Seria um risco moderado, mas real... pois bastaria um QR code estar disfarçadamente colocado perto de um monumento ou local público que fosse uma atracção turística para que a probabilidade de se tirarem fotos fosse elevada.

Embora aqui fosse necessário tirar uma fotografia manualmente, dá que pensar para os casos que se antevêem para o futuro, onde este tipo de equipamentos possa ter as câmaras a funcionar continuamente e a analisar tudo o que lhes passa à frente. Ainda vamos chegar a um ponto onde a única solução para evitar os hackers será andar com palas à frente das câmaras? Esperemos que não...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)