2013/07/17
Magic Lantern faz Gravação Raw Dual ISO numa 5D Mark III
Parece não haver limites ao que se consegue fazer quando uma comunidade de interessados (e com os conhecimentos adequados) se dedica a explorar ao máximo o hardware de um produto. Tal como nas velhinhas consolas de jogos com hardware limitado os programadores iam encontrando formas criativas de fazer "o impossível" e maravilhando os jogadores, também os criadores do Magic Lantern, firmware alternativo para as câmaras da Canon, nos surpreendem com o que conseguem espremer dos sensores de imagem.
Depois de já terem tratado de gravar vídeo em formato RAW, sua última inovação consiste em capturar imagens de verdadeira gama dinâmica expandida, usando dois modos ISO simultaneamente. A técnica consiste em usar um amplificador duplo existente num chip na 5D MkIII e na 7D (embora por agora o modo vídeo só esteja disponível na 5D), e como sempre... não há garantias quanto à possibilidade de isto vir a "fritar" a câmara.
Usando este método, a câmara pode - por exemplo - usar ISO 100 para as partes mais iluminadas da imagem, e usar ISO 1600 para as partes mais escuras, acabando por ser um verdadeiro modo "HDR" sem necessitar de exposições diferentes que originam artefactos quando se tratam de cenas em movimento que tenham mudanças entre as capturas sucessivas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)