2013/07/11

Movidius trabalha em chip que permitirá câmaras sempre ligadas


Hoje em dia os smartphones e tablets são máquinas ultra-potentes, mas onde muitos dos seus componentes estão desligados durante a maior parte do tempo para poupar bateria - e usando todos os truques possíveis para evitar que os componentes mais gastadores sejam ligados. É por isso que os serviços de localização optam por usar a localização aproximada por triangulação das torres celulares, ou através dos hotspots WiFi georeferenciados. Mas... e que tal se em vez da câmara se ligar apenas para tirar fotos e gravar vídeo, estivesse sempre ligada a analisar tudo o que se passa à nossa volta?

É essa a proposta da Movidius, que está a trabalhar num chip que será capaz de analisar as imagens em tempo real e ter a câmara continuamente ligada, sem que isso se faça sentir numa autonomia drasticamente reduzida. As possibilidades são imensas, e abre as portas a sistemas de realidade aumentada bem mais avançados dos que os que são actualmente usados (e que na maior parte dos casos têm sido usados apenas como curiosidades e não como verdadeiras ferramentas capazes de nos facilitar a vida.)

Por enquanto esse chip ainda está em desenvolvimento, mas a empresa espera que possam ser integrados nos primeiros equipamentos comerciais já em 2014. Vamos lá ver se tal acontece, pois seria o tipo de funcionalidade que viria bem a calhar para os equipamentos wearable como o Google Glass, onde uma câmara sempre ligada seria bem mais necessária do que num smartphone que passa a maior parte do tempo no bolso.

E logo de seguida, preparem-se para nova ronda de preocupações sobre a privacidade... pois imaginem que este tipo de processamento é aplicado para fazer o reconhecimento facial de todas as pessoas que passem por nós na rua, todas as matrículas e veículos, e tudo o mais que passar à frente do nossos olhos, permitindo a criação de uma rede global de pesquisa em tempo real. Se por um lado podemos vê-lo como uma desejável ferramenta que serviria para combater o crime a um nível que praticamente o tornaria obsoleto, seria também uma enorme dor-de-cabeça imaginar o potencial para abuso de tal sistema. E como bem sabemos, a tradição ao longo da história da humanidade tende para que, se houver potencial para abuso... então haverá abusos.

1 comentário: