2014/01/30

Notícias do Dia

O Google vendeu a Motorola à Lenovo e quer que a Samsung use o Android tal como é e não crie serviços alternativos; o popular teclado SwiftKey do Android chega finalmente ao iOS; um bug no Gmail obriga a verificar se não têm emails indevidos na pasta dos eliminados e spam; e os escritores de Hollywood acham que medidas usadas pela MPAA para processar infractores são abusivas e perigosas.

E agora, as notícias do dia (e não percam a última notícia no bloco do resumo do dia... que vão gostar certamente. :)


Apple quer fábrica de vidro safira a produzir já em Fevereiro


A Apple parece estar cheia de pressa para ver o investimento que fez no final de 2013 para a criação de uma fábrica de vidro Safira começar a dar frutos e está a fazer tudo o que pode para que a fábrica comece a produzir já em Fevereiro. Vidros para futuros iPhones ou iPads, ou o vidro para o eventual iWatch?... Teremos que esperar para saber. (Eu apostaria no iWatch...)



Google mantém a divisão de projectos especiais da Motorola


O Google poderá ter vendido a Motorola à Lenovo (talvez para apaziguar a Samsung) mas isso não significa o fim de projectos "futuristas" como o dos smartphones modulares Ara. A divisão de tecnologia avançada da Motorola passará a fazer parte do grupo do Android, onde poderá continuar a explorar estas vertentes experimentais que se poderão vir a tornar em modelos de referência para o futuro.


Sat-Fi quer dar-te WiFi via satélite


São cada vez mais as pessoas que recorrem aos pequenos routers mobile para partilharem uma ligação de dados 3G/4G entre todos os seus equipamentos WiFi. Agora, a Globalstar quer fazer algo idêntico mas usando ligações via satélite com o seu Sat-Fi. A ideia é precisamente a mesma: ficamos com um pequeno router que partilha WiFi entre múltiplos equipamentos - só que em vez de estar dependente de cobertura 3G/4G... fica dependente de terem um céu livre sobre as vossas cabeças.

O gadget ideal para poderem acompanhar o Aberto até de Madrugada mesmo quando estão no meio do oceano ou de um qualquer deserto (ou tão simplesmente, numa das nossas serras ou montanhas... onde é frequente vermos o indicador do operador de rede a desaparecer... ;)


Microsoft junta-se ao Open Compute Project e "abre" os seus servidores

Não deixará de surpreender alguns, mas a Microsoft aderiu ao consórcio Open Compute Project criado pelo Facebook e onde partilham publicamente os designs dos seus servidores e data-centers de forma a que se possam comparar os diferentes métodos desenvolvidos pelos participantes com o objectivo de criar os sistemas mais eficientes possíveis (e permitindo que qualquer outra pessoa/empresa os possa replicar). Com mais de 1 milhão de servidores espalhados pelos seus data centers, é de esperar que a MS também tenha bastantes coisas para contribuir a esta iniciativa.

A IBM também se juntou... num momento algo caricato, pois acaba de vender a divisão dos servidores à Lenovo.


Facebook criou sistema de cold-storage com petabytes usando blu-rays

Não é fácil lidar com os terabytes e mais terabytes de dados que se vão acumulando na "cloud", e que necessitarão ser preservados e guardados. No caso do Facebook, para arranjar um sistema de armazenamento "low-cost" para os dados que serão acedidos raramente (e que poderão ter um período de espera de minutos), a solução parece passar por armários com milhares de discos bluray em cartuchos multi-disco acedidos por um braço robot.

Cada armário armazena 10 mil discos blu-ray num total de 1PB (1000 terabytes), que no futuro poderão ser expandidos a 5PB, com uma redução de 50% nos custos do material e de 80% em energia comparativamente a sistemas de discos magnéticos. Os dados nestes discos blu-ray terão uma longevidade de cerca de 50 anos.


Curtas do Dia



Resumo da Madrugada



Sem comentários:

Enviar um comentário