2014/01/30

Facebook Paper para iOS


Já se sabia que o Facebook estava a preparar uma app ao estilo do Flipboard para facilitar o acesso a conteúdos no Facebook de forma mais parecida com a de uma revista digital, e o resultado é este Paper.

Numa altura em que o Facebook celebra o seu 10º aniversário e alguns analistas prevêem que esteja no seu pico e que se siga declínio nos próximos anos - o que é certo é que esta rede social continua a atrair quase mil milhões de pessoas todos os meses - e a grande maioria a fazê-lo em equipamentos mobile. Por isso mesmo o FB tem todo o interesse em manter os seus utilizadores ainda mais tempo a usar as suas apps e este Paper do Facebook (que chega ao iOS no próximo dia 3 de Fevereiro - sendo esperada uma versão Android logo de seguida) será uma das formas utilizadas.

Sendo eu um fã do Flipboard, não me custaria imaginar que este Paper se pudesse vir a tornar na forma preferencial de "passear" pelo Facebook, e que a longo prazo pudesse vir a substituir o interface habitual do mesmo (embora haja muitas outras coisas que provavelmente não se adequam a este tipo de interface - como eventos, e outros). E tal como no caso do Flipboard, para além dos conteúdos dos nossos amigos e streams, estarão disponíveis "canais temáticos" promovidos pelo próprio Facebook sobre diferentes categorias que facilitarão o acesso a conteúdos do nosso interesse.

Dia 3 poderemos ver que tal este Paper se comporta - e esperemos que a versão para Android não demore muito.


4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Paper? já não havia uma app com esse nome?

    ResponderEliminar
  3. Pois..., só se compraram a marca e os outros mudaram de nome..., aliás eu ainda a uso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva

      Ora aí está a antecipada polémica sobre o uso do nome Paper...:

      http://www.idownloadblog.com/2014/02/03/facebook-paper-app-fifty-three/

      Eliminar