2014/01/30

Samsung pressionada pelo Google a usar um Android menos modificado


Quando se fala de um equipamento Android fica-se com a ideia de que estamos a falar de uma plataforma unificada. Mas bastará pegar num HTC, num Samsung, ou num LG para ver que todos eles recorrem a interfaces diferentes e muitas outras funcionalidades "acrescentadas" que os afastam cada vez mais daquilo que poderemos considerar os Android de referência, como surgem nos Nexus e nos equipamentos "Google Edition". O Google parece não estar muito satisfeito com toda essa variedade e tem pressionado a Samsung para que volte a adoptar um Android menos modificado.



Sabendo-se que a Samsung detêm a maior fatia do mercado Android (63% em Novembro do ano passado), está numa posição de força para lidar com o Google. Aliás, até há bem pouco tempo mantinha o desenvolvimento de uma plataforma alternativa - o Tizen - e os seus Androids chegam ao mercado com praticamente todas as funcionalidades do Google replicadas por serviços próprios: do reconhecimento de voz e comandos S Voice à sua própria App Store. De facto, não seria nada complicado para a Samsung fazer algo como a Amazon, pegando no Android open-source e criando a sua própria versão de "android", com os seus serviços em vez dos do Google. Para alguns milhões de "puristas" isso seria um suicídio.... mas para centenas de milhões de pessoas... continuaria a ser um smartphone/tablet como sempre, com uma loja de acesso a apps, e internet, e aquilo que utilizam.


Mas esse cenário apocalíptico de ver o maior fabricante de equipamentos Android separar-se do Google parece estar posto de parte, com a indicação de que conversações entre Google e Samsung terão resultado num acordo em que a Samsung abandonará muitas das alterações que faz nos seus Android e passará a dar maior destaque aos serviços oficiais do Google em vez das suas versões alternativas.

O que ganhará a Samsung em troca? Não me parece ser difícil somar 1+1 e ver que as recentes decisões do Google, tanto com a venda da Motorola à Lenovo como eventualmente com o fim da gama Nexus, estarão relacionados com este acordo.

Ou seja, a Samsung aceita deixar de "mexericar" no Android e de manter a ameaça de se aventurar numa plataforma independente; mas o Google deixa de mexericar com o hardware e de ter uma marca/modelos próprios (Motorola/Nexus). Assim... já se torna um pouco mais fácil de entender a decisão da venda da Motorola.

Para os consumidores... acho que só ficam a ganhar: com versões do Android menos modificados, poderá criar-se uma plataforma mais consistente (e onde as actualizações sejam menos demoradas), e onde as melhorias que alguns fabricantes queiram implementar possam passar a ser integradas no Android de base. Claro que isto em nada invalida que os utilizadores possam continuar a optar por launchers e modificações que transformem os seus Android naquilo que bem entenderem... mas pelo menos a experiência de base não irá causar choques a quem comprar um "Android" esperando ter um Android... e deparar-se com algo com o qual quase nem sabe trabalhar.

7 comentários:

  1. O software da samsung é terrível. Não só no android

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. com todo o respeito, deves ser do contra, porque a Samsung (a par com a Sony) sao dos customizam o Android apenas ao ponto útil, e em nada pesado para o hardware. O único telemovel que nao aguentava bem com as modificacoes era o Samsung S1 (e devido a limitacoes de hardware), pois o S2 / Note 1 e recentes sao fluídos como água. Mais: tenho uma TV LG e uma TV Samsung, e o software da Samsung (para nao dizer o painel...) é 50x superior ao da LG, sendo que as TVs sao de geracoes (quase) similares. Mais: tenho um Note 3 e a minha namorada um S3, e temos ZERO problemas (tanto de bateria, como estabilidade, velocidade ou funcionamento) com o Android da Samsung. Pelo contrário com o Android Nexus 7 já tive problemas (ou limitacoes) que chegue. Com o SW da Samsung (e Sony que já experimentei) as coisas simplesmente estao la e funcionam bem. Com o Android Nexus pura e simplesmente tem que instalar ou alterar 50.000 coisas para se ter tudo o que se quer.

      Eliminar
  2. Não se trata de ser terrível, mas sim ...diferente!

    ResponderEliminar
  3. Inteção de root cada vez mais difícil... Unificação do Android... Querem ver que se querem aproximar do iOS/iPhone? Para os fanáticos, ao acontecer isto, deve ser o fim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso sao coisas completamente diferentes. O que irá eventualmente acontecer é haver 2 versoes: A) Original, unificada, super segura com "anti-root" B) Nao-oficial, com root, kernel alterado, etc etc. O utilizador "nao-Geek" (a esmagadora maioria) nao quer saber do root, rom nao oficial, etc etc para nada. A esmagadora maioria quer um SW fluído, em que todas as apps/jogos/updates funcionem independemente do hardware (um pouco à-la-iOS). Claro que há sempre uma minoria que é anti "estilo iOS unificado e 99.9% protegido e seguro", mas estas empresas estao a fazer as coisas para a grande massa, e nao para a minoria. A grande massa quer uma alternativa ao iOS mais versátil e customizavel (Android), mas com as coisas boas do iOS (seguranca, unificacao, app/jogos utilizaveis em diversas edicoes de harware) e sem cair na pobreza das versoes Nexus. Nao é preciso ser muito inteligente: se apenas o GUI e o nível dos drivers forem específicos a cada dispositivo mas o nucleo SO for igual, mal a google lance o update OTA todos a par com os Nexus serao actualizados MAS mantendo as coisas únicas do aparelho.

      Eliminar
  4. Como já disse no comentário acima: só fala mal da Samsung & Sony (telemoveis e TVs) quem nao usa (ou usou algo muito velho por curto espaco de tempo). Tenho muita experiencia com estas duas marcas (e também Apple iPhone/iPad) para dizer que os produtos sao dos mais fiáveis, funcionais e estáveis que há. O Android "Nexus" é pura e simplesmente um SO despido, muito pouco polido e que comparativamente a outras versoes alteradas fica bastante limitado. As versoes "Samsung/Sony" (e noutro campo, o iOS) sao solucoes muito trabalhadas, polidas, amigas do utilizador e que funcionam bem directamente. Basicamente é como comparar um Linux despido de quase tudo, poucos "drivers" e apps de base (Android Nexus) com uma distro Linux "Full" com imensos "drivers", apps e GUI amigo do utilizador. Funcionam as duas, óbvio que a versao "Linux despida" é mais leve (dahhhh) mas um Linux "Full" é outra coisa. Claro que há espaco para as duas, mas o grosso dos utilizadores (ou seja, todos os "nao-Geek") NAO está para perder horas a procurar programinhas para fazer X ou Y, quer sim uma solucao integrada que faca tudo do pacote. A questao aqui é simples: a Samsung customiza o Android para ter o melhor do Android e o melhor do iOS. Obvio que os extremos "nudeza Nexus" e "supra simplicidade iOS" vao continuar a preferir as suas versoes. Eu volto a dizer: como telemovel prefiro Android "Samsung/Sony"; como tablet iPad Mini Retina.

    ResponderEliminar
  5. Então tive azar nos meus 2 equipamentos samsung. O S duos foi o pior telemóvel de sempre que comprei. Então a assistência pós venda... é inexistente. Já tive nexus 7, o simples fato de eu poder só instalar o que realmente eu iria necessitar foi uma muito mais valia. Mas claro, cada um tem a sua opinião!

    ResponderEliminar