2013/11/10

Apple investe $578 milhões em vidro safira


Os rumores já existam há algum tempo, mas agora confirma-se que a Apple está mesmo interessada em expandir a sua utilização de vidro safira. O vidro safira já é utilizado pela Apple para proteger as lentes da câmara do iPhone 5 e 5S, e sendo também utilizador para proteger o sensor de impressões digitais Touch ID no iPhone mais recente.



As suas vantagens face ao vidro normal são uma muito maior resistência aos riscos... mas são também mais dispendiosos e os processos de produção estão vocacionados para a criação de vidros com pequenas áreas e não para smartphones/tablets. Os fabricantes de vidros especiais, como a Corning e o seu popular Gorilla Glass dizem que não se justifica passar a utilizar vidro Safira, mas... não serão propriamente um elemento "isento" ao dizer esse tipo de coisa.

Agora, a Apple investiu $578 milhões na criação de uma nova fábrica de vidro safira, sem se saber muito bem em que é que o irá utilizar. Uma das opções mais lógicas será a sua utilização num smartwatch, objecto que necessitaria de um ecrã mais pequeno e que também fica mais exposto a riscos durante a sua utilização no dia a dia, mais adequado à utilização de vidro safira para a sua protecção (por algum motivo os relógios mais dispendiosos também o utilizam). Aliás, temos já alguns projectos independentes de smartwatches que optaram por fazê-lo.

Esta será provavelmente a conclusão mais lógica: que a Apple está a ultimar os preparativos para nos trazer um "iWatch"... mas, sabendo-se que por vezes se lembram de fazer algumas coisas inesperadas, não será de descartas que daqui por uma ou duas gerações, se tenham iPhones e iPads revestidos a vidro safira.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)