2013/10/29

Motorola Ara traz para a realidade o conceito Phonebloks


Lembram-se do Phonebloks, que nos propunha um conceito modular para smartphones, onde à semelhança de peças LEGO poderíamos criar um smartphone à medida do que for necessário para o momento? Na altura rapidamente surgiram vozes a dizer que o conceito era engraçado, mas que na realidade seria bastante difícil de implementar... mas isso não impediu a Motorola de o tentar fazer, com o seu Projecto Ara.

Na verdade, a Motorola já estava a estudar o projecto há bastante mais tempo, precedendo o Phonebloks que popularizou o conceito (e até já entraram em contacto com o criador do Phonebloks e esperando atrair a comunidade para este projecto).

De resto, é a concretização daquilo que se imaginava: temos um esqueleto central que serve de base ao equipamento, e a possibilidade de encaixar diferentes módulos, desde os módulos básicos e que facilmente imaginamos (como baterias, câmaras, etc.) até coisas que por agora nem sequer imaginamos ter num smarpthone.

Por agora ainda se está na fase das ideias, e a Motorola quer angariar "Ara Scouts" - membros activos e participativos que ajudem a desenvolver este conceito - que daqui por um ano poderão ter o direito de receber alguns dos primeiros equipamentos reais do Projecto Ara. Mesmo que não venham a receber um Ara gratuito, será  sempre recomendável registarem-se... pois depois terão direito a desconto caso venham a pensar comprar um destes smartphones modulares.


Ainda assim, é conveniente manter os pés bem assentes na terra... por muito interessante que seja este conceito, há também limitações que dificultarão a sua concretização. Por exemplo, um smartphone actual, onde tudo está integrado e aproveitado ao milímetro, não poderia manter a mesma dimensão e volume se fosse feito em blocos separados, cada um a necessitar da sua caixa, ficha, sistema de encaixe, etc.

Mas... vamos esperar para ver no que este Ara vai dar, e depois logo saberemos se não passou de uma ideia "louca"... ou se se poderá vir a tornar no percursor dos equipamentos do futuro, onde facilmente poderemos trocar peças com os amigos para ir melhorando os smartphones, tablets, e - quem sabe - todo o tipo de material electrónico. Estão a imaginar o que seria haver um standard verdadeiramente universal, onde pudessem remover um módulo do smartphone e encaixá-lo no televisor (e quem diz televisor diz qualquer outro aparelho, ou electrodoméstico)? Parece loucura a mais... mas se alguém tentasse descrever a internet de hoje a alguém há 50 anos atrás... provavelmente também pensariam o mesmo.

1 comentário: