2013/09/11

Phonebloks - Um smarpthone modular à LEGO


Quando o Google falou da possibilidade de personalização do Moto X, muitos pensaram que poderia ser o início de uma nova era em que os smartphones fossem modulares e com componentes escolhidos à medida de cada um. Afinal, referiam-se apenas às possibilidade de escolher a cor dos vários elementos decorativos - mas agora surge um projecto que pretende levar o conceito de um smartphone modular ao limite: o Phonebloks.




A ideia é ter os vários componentes do smartphone em blocos tipo LEGO que podem ser facilmente encaixados num "chassis". Depois... é combinarem os módulos conforme as vossas necessidades. Se querem um smartphone com grande autonomia poderão optar por uma bateria maior em detrimento de uma coluna de som mais pequena; se derem mais importância às fotografias poderão optar por uma câmara melhor e cortar nos sensores, por exemplo.

E claro, isto faz também com que em caso de avaria seja bastante mais fácil trocar apenas a peça afectada (como um ecrã partido), sem que seja necessário enviar um smartphone para reparação e ficar sem ele durante semanas. Assumindo que isto se pudesse tornar num "standard" em que diferentes fabricantes começassem a criar módulos compatíveis, poderia ser o fim dos smartphones (e tablets, e PCs) como os conhecemos.

A ideia é excelente... mas talvez demasiado fantasiosa para que alguma vez se venha a tornar realidade. Não só pela complexidade física e electrónica, como também devido aos próprios interesses (ou falta de interesse) dos grandes fabricantes que preferem fazer as coisas "fechadas". Mas, quem sabe? Por vezes a realidade traz-nos umas surpresas agradáveis... pode ser que este Phoneblocks se venha a tornar uma delas (mas realisticamente falando, não contem com isso).

1 comentário:

  1. I want a #phonebloks! :D
    Nada me surpreedia desde o fullhd em smartphones... Ate agora!

    ResponderEliminar