O Facebook está preocupado com o crescimento súbito de apps como o Signal no seguimento da partilha de informações do WhatsApp com o FB, e tenta minimizar a questão junto dos utilizadores.
O WhatsApp vai passar a exigir que os utilizadores aceitem partilhar informação com o Facebook; uma exigência que tem deixado muitos utilizadores descontentes e a explorarem alternativas como o Signal e Telegram, que têm tido um aumento substancial no número de downloads.
A situação parece ter sido suficiente para preocupar o Facebook, que lançou uma campanha pública de esclarecimento, onde clarifica que coisas como as mensagens (que contam com encriptação end-to-end) não serão partilhadas com o Facebook e continuarão privadas.
E diz que o mesmo se aplica aos contactos, grupos, localização, e outras coisas - o que está correcto e é inteiramente válido, mas peca pelo facto de apenas se estar a focar naquilo que não será partilhado com o Facebook, em vez de dizer o que será, e que inclui coisas como informação de interacção com a app, endereços IP, e um nada esclarecedor "outra informação" que nada faz para conquistar a confiança dos utilizadores.
Infelizmente, o processo de mudar de app de mensagens é algo que acaba por ser um pouco problemático, pois nem sempre depende apenas de nós, mas sim de convencer todo um grupo de pessoas com que se fala, a mudar. Também em nada ajuda se umas pessoas optarem pelo Signal, outras pelo Telegram, outras pelo Discord, e outras pelo Slack - por este andar, ainda começa a ser mais prático regressar aos SMS (ou RCS, quando finalmente forem adoptados universalmente) do que tentar recordar que pessoas usam cada serviço de mensagens.


Eu cada vez uso menos WhatsApp. Quase sempre uso Telegram, felizmente que família e amigos chegados já usam, mas causa-me impressão está recente onda de quase obrigar as pessoas a mudarem de app.
ResponderEliminarCom a informação disponível cada um usa o que quer.
Saliento o facto de recentemente cada vez mais usar o Signal, que usava com 3 pessoas, e agora já tenho 27 contactos inscritos.
Supostamente esta alteração de políticas não se aplicava na Europa, alguém confirma?
ResponderEliminarSim, na Europa não será exigida a aceitação dos novos termos.
Eliminar(mas penso que a pergunta continuará a surgir)
Há vários dias que o WhatsApp me está a pedir para aceitar novos termos.
EliminarVeremos, depois do dia 8 de Fevereiro, se se aplica ou não 🤷♀️
ResponderEliminar