2021/01/13

WhatsApp foca-se no que não partilha com o Facebook

O Facebook está preocupado com o crescimento súbito de apps como o Signal no seguimento da partilha de informações do WhatsApp com o FB, e tenta minimizar a questão junto dos utilizadores.

O WhatsApp vai passar a exigir que os utilizadores aceitem partilhar informação com o Facebook; uma exigência que tem deixado muitos utilizadores descontentes e a explorarem alternativas como o Signal e Telegram, que têm tido um aumento substancial no número de downloads.

A situação parece ter sido suficiente para preocupar o Facebook, que lançou uma campanha pública de esclarecimento, onde clarifica que coisas como as mensagens (que contam com encriptação end-to-end) não serão partilhadas com o Facebook e continuarão privadas.

E diz que o mesmo se aplica aos contactos, grupos, localização, e outras coisas - o que está correcto e é inteiramente válido, mas peca pelo facto de apenas se estar a focar naquilo que não será partilhado com o Facebook, em vez de dizer o que será, e que inclui coisas como informação de interacção com a app, endereços IP, e um nada esclarecedor "outra informação" que nada faz para conquistar a confiança dos utilizadores.

Infelizmente, o processo de mudar de app de mensagens é algo que acaba por ser um pouco problemático, pois nem sempre depende apenas de nós, mas sim de convencer todo um grupo de pessoas com que se fala, a mudar. Também em nada ajuda se umas pessoas optarem pelo Signal, outras pelo Telegram, outras pelo Discord, e outras pelo Slack - por este andar, ainda começa a ser mais prático regressar aos SMS (ou RCS, quando finalmente forem adoptados universalmente) do que tentar recordar que pessoas usam cada serviço de mensagens.

5 comentários:

  1. Eu cada vez uso menos WhatsApp. Quase sempre uso Telegram, felizmente que família e amigos chegados já usam, mas causa-me impressão está recente onda de quase obrigar as pessoas a mudarem de app.
    Com a informação disponível cada um usa o que quer.
    Saliento o facto de recentemente cada vez mais usar o Signal, que usava com 3 pessoas, e agora já tenho 27 contactos inscritos.

    ResponderEliminar
  2. Supostamente esta alteração de políticas não se aplicava na Europa, alguém confirma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, na Europa não será exigida a aceitação dos novos termos.
      (mas penso que a pergunta continuará a surgir)

      Eliminar
    2. Há vários dias que o WhatsApp me está a pedir para aceitar novos termos.

      Eliminar
  3. Veremos, depois do dia 8 de Fevereiro, se se aplica ou não 🤷‍♀️

    ResponderEliminar