2021/01/13

Intel apresenta novos CPUs Alder Lake

Procurando recuperar da ameaça dos chips ARM, a Intel apresentou os seus novos CPUs Alder Lake, que também recorrem a núcleos híbridos ao estilo dos ARM.

Tendo passado os últimos anos com melhorias reduzidas e atrasando a evolução do processo de produção, a Intel está agora numa posição em que se arrisca a se tornar obsoleta face à evolução dos chips ARM, e que já a faz considerar empresas externas para produzir os seus chips usando métodos mais avançados.

Ao estilo dos Lakefield, este novos Alder Lake usam núcelos diferenciados de alto-desempenho e de alta-eficiência - tal como fazem os chips ARM - para procurar obter o melhor dos dois mundos, desempenho e autonomia - e dizendo que estes CPUs de 12ª geração servirão de base para os futuros chips desktop e mobile. Mas, voltando ao presente, estes chips Alder Laker serão produzidos num processo de 10nm (que a Intel volta a dizer que é uma versão melhorada face aos anteriores da 11ª geração, mas que não esconde que os seus rivais já produzem os seus chips em 5nm e se preparam para reduzir para os 4nm e 3nm nos próximos anos).

De qualquer forma, este "presente" acaba por ser um eufemismo, já que estes CPUs só começarão a chegar ao mercado na segunda metade do ano, e ainda há muitas perguntas que será preciso responder, tais como se este Alder Lake suportará PCIe 4.0 (seria um erro não suportar, mas convém clarificar), sendo que a nível da memória ECC, aí não será de esperar alterações por parte da Intel.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)